Car­tão de de­sin­to­xi­ca­ção

A GOR­DU­RA SATURADA DO SEU KEBAB É, NA VER­DA­DE, O AN­TÍ­DO­TO PA­RA COM­PEN­SAR O IM­PAC­TO DA BE­BI­DA NO SEU FÍGADO. QUE CONVENIENTE.

Men's Health (Portugal) - - Mh 100% Útil -

De­pois de uma noi­te bem ‘re­ga­da’ e até mes­mo com al­guns ex­ces­sos ali­men­ta­res, há sem­pre es­pa­ço pa­ra mais um pou­co de… gor­du­ra. Na ma­nhã se­guin­te, acor­da­mos na es­pe­ran­ça de não ter res­sa­ca, mas tam­bém de con­se­guir fa­zer uma re­fei­ção mais sau­dá­vel pa­ra ate­nu­ar os es­tra­gos e to­do o car­ros­sel de gor­du­ra saturada que se ins­ta­lou no nos­so cor­po. Mas es­que­ça lá is­so.

Se­gun­do um re­cen­te es­tu­do pu­bli­ca­do na re­vis­ta ci­en­tí­fi­ca Jour­nal of Nu­tri­ti­on, um pou­co mais de gor­du­ra po­de ser a sal­va­ção do seu fígado. Na prá­ti­ca, di­zem os ci­en­tis­tas, a gor­du­ra saturada au­men­ta a ca­pa­ci­da­de de re­sis­tên­cia do fígado ao stress oxi­da­ti­vo – aque­le que po­de cau­sar cir­ro­se ou ou­tras do­en­ças he­pá­ti­cas.

Além dis­so, um pou­co mais de gor­du­ra de­pois de uma noi­te de ex­ces­sos tam­bém pro­te­ge do cha­ma­do ‘fígado gor­do’ – pois aju­da o or­ga­nis­mo a que­brar a gor­du­ra com mais fa­ci­li­da­de. No es­tu­do, a gor­du­ra mo­noin­sa­tu­ra­da – a que es­tá pre­sen­te no azei­te e no aba­ca­te que tan­to in­va­de o fe­ed do Ins­ta­gram – não mos­trou ter quais­quer be­ne­fí­ci­os na ho­ra de ate­nu­ar o im­pac­to do ál­co­ol.

Os ci­en­tis­tas acre­di­tam ain­da que os áci­dos gor­dos de ca­deia lon­ga da gor­du­ra saturada po­dem aju­dar a man­ter os in­tes­ti­nos em for­ma, ape­sar de fi­ca­rem mais per­meá­veis qu­an­do ex­pos­tos ao ál­co­ol.

Re­su­min­do: aque­le kebab ou ham­búr­guer de fi­nal de noi­te é uma es­pé­cie de co­la que man­tém os in­tes­ti­nos jun­tos e que im­pe­de os com­pos­tos in­fla­ma­tó­ri­os de en­trar no san­gue e stres­sar o fígado.

A GOR­DU­RA até po­de ser ami­ga após uma noi­te de ex­ces­sos. Mas não abu­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.