A im­por­tân­cia da ja­ne­la aber­ta.

AS NOI­TES MAIS QUEN­TES NÃO SÓ PÕEM EM RIS­CO O SEU COR­PO DE VE­RÃO, CO­MO TAM­BÉM AU­MEN­TAM O RIS­CO DE DI­A­BE­TES. CAL­MA, NÃO TRANSPIRE, REFRESQUE-SE.

Men's Health (Portugal) - - Este Mês -

Pro­cu­rar a zo­na mais fres­ca da al­mo­fa­da é já uma his­tó­ria tí­pi­ca nas noi­tes quen­tes de ve­rão, mas qu­an­do que­re­mos ven­cer o ca­lor do quar­to, há mui­to mais em jo­go do que ape­nas sal­va­guar­dar as oi­to ho­ras de so­no. A ver­da­de é que a bri­sa da noi­te po­de ser a cha­ve pa­ra uma vi­da lon­ga.

Mes­mo que a di­a­be­tes não se­ja uma pre­o­cu­pa­ção cons­tan­te pa­ra a mai­o­ria dos lei­to­res des­tas pá­gi­nas, a sín­dro­me me­ta­bó­li­ca – con­jun­to de fa­to­res de ris­co que in­ci­dem mai­o­ri­ta­ri­a­men­te nos ho­mens que apre­ci­am as coi­sas mais do­ces da vi­da - apre­sen­ta um ris­co ca­da vez mai­or pa­ra a saú­de.

Ao afe­tar gran­de par­te da po­pu­la­ção, es­ta do­en­ça au­men­ta as hi­pó­te­ses de de­sen­vol­ver di­a­be­tes ti­po 2 e, ao mes­mo tem­po, du­pli­ca o ris­co de do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res. Uma pes­qui­sa re­cen­te da Uni­ver­si­da­de de Lei­den, na Ho­lan­da, su­ge­re que a sín­dro­me me­ta­bó­li­ca tem mai­or pos­si­bi­li­da­de de ata­car qu­an­do a tem­pe­ra­tu­ra es­tá mais ele­va­da. Tem tu­do a ver com a gor­du­ra cor­po­ral. A gor­du­ra cas­ta­nha (a boa gor­du­ra) quei­ma ca­lo­ri­as pa­ra ge­rar ca­lor e a gor­du­ra bran­ca na­da faz. Sair de uma sa­la quen­te pa­ra um quar­to fres­co faz com que o cor­po não pre­ci­se de pro­du­zir gor­du­ra cas­ta­nha pa­ra man­ter a tem­pe­ra­tu­ra cor­po­ral e is­so le­va a que a gor­du­ra bran­ca fi­que guar­da­da no cor­po, au­men­tan­do, as­sim, os ní­veis de açú­car e de co­les­te­rol no san­gue.

Fe­liz­men­te, se­gun­do a re­vis­ta ci­en­tí­fi­ca Plos One, uma des­ci­da de 4°C na tem­pe­ra­tu­ra do quar­to faz com que ha­ja um au­men­to da gor­du­ra cas­ta­nha con­ser­va­da no cor­po. Abra a ja­ne­la es­ta noi­te e dur­ma bem, ao sa­ber que es­tá a ar­re­fe­cer as pre­o­cu­pa­ções.

AS ME­LHO­RES for­mas pa­ra equi­li­brar o açú­car no san­gue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.