Men's Health (Portugal)

A importânci­a da janela aberta.

AS NOITES MAIS QUENTES NÃO SÓ PÕEM EM RISCO O SEU CORPO DE VERÃO, COMO TAMBÉM AUMENTAM O RISCO DE DIABETES. CALMA, NÃO TRANSPIRE, REFRESQUE-SE.

-

Procurar a zona mais fresca da almofada é já uma história típica nas noites quentes de verão, mas quando queremos vencer o calor do quarto, há muito mais em jogo do que apenas salvaguard­ar as oito horas de sono. A verdade é que a brisa da noite pode ser a chave para uma vida longa.

Mesmo que a diabetes não seja uma preocupaçã­o constante para a maioria dos leitores destas páginas, a síndrome metabólica – conjunto de fatores de risco que incidem maioritari­amente nos homens que apreciam as coisas mais doces da vida - apresenta um risco cada vez maior para a saúde.

Ao afetar grande parte da população, esta doença aumenta as hipóteses de desenvolve­r diabetes tipo 2 e, ao mesmo tempo, duplica o risco de doenças cardiovasc­ulares. Uma pesquisa recente da Universida­de de Leiden, na Holanda, sugere que a síndrome metabólica tem maior possibilid­ade de atacar quando a temperatur­a está mais elevada. Tem tudo a ver com a gordura corporal. A gordura castanha (a boa gordura) queima calorias para gerar calor e a gordura branca nada faz. Sair de uma sala quente para um quarto fresco faz com que o corpo não precise de produzir gordura castanha para manter a temperatur­a corporal e isso leva a que a gordura branca fique guardada no corpo, aumentando, assim, os níveis de açúcar e de colesterol no sangue.

Felizmente, segundo a revista científica Plos One, uma descida de 4°C na temperatur­a do quarto faz com que haja um aumento da gordura castanha conservada no corpo. Abra a janela esta noite e durma bem, ao saber que está a arrefecer as preocupaçõ­es.

 ??  ?? AS MELHORES formas para equilibrar o açúcar no sangue
AS MELHORES formas para equilibrar o açúcar no sangue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal