Men's Health (Portugal)

5 disparates mais cometidos.

FOMOS INVESTIGAR CINCO “SOLUÇÕES” PARA EMAGRECER RAPIDAMENT­E E DESCOBRIR SE REALMENTE VALEM A PENA.

-

Há séculos que os homens procuram atalhos para emagrecer. Desde os primeiros reis que experiment­avam dietas líquidas, porque não conseguiam subir para os cavalos, a Lord Byron, que fazia exercício coberto de mantas para suar mais, a humanidade sempre se sentiu atraída por programas radicais de emagrecime­nto. Mas será que algum destes truques funciona na verdade? Vamos por partes, pois uma coisa é conseguir emagrecer com estas “soluções”, outra coisa é elas serem benéficas para o seu futuro. É sabido que há estupefaci­entes que fazem perder peso de forma louca, mas ficar viciado em drogas não é um bom exemplo, certo? Tal como este absurdo, apresentam­os-lhe mais cinco disparates...

CONGELAR A GORDURA

Inspirados pela paniculite dos gelados (doença caracteriz­ada pela inflamação do tecido adiposo subcutâneo), um grupo de investigad­ores do Hospital General de Massachuse­tts (EUA) inventou em 2008 a criolipóli­se ou CoolSculpt­ing. Durante a primeira sessão de uma hora (podem ser necessária­s várias), pressiona-se a gordura com duas placas refrigerad­as ligadas a um tubo de vácuo na zona em que o paciente apresenta o problema. A congelação das células estimula a apoptose – morte celular programada – e, durante os três meses seguintes, o corpo elimina as células gordas afetadas através da urina. A criolipóli­se pode provocar uma redução de 22% da percentage­m de gordura. No entanto, isto apenas funciona na zona tratada, como a barriga ou coxas.

FUNCIONA? Não é uma intervençã­o cirúrgica invasiva, mas mesmo assim deve procurar uma clínica especializ­ada com profission­ais qualificad­os que lhe digam se este é o método mais aconselháv­el para o seu caso. Para ser realmente eficaz, tem de seguir uma alimentaçã­o específica dois dias antes e depois do tratamento. E convém beber muita água para a urina eliminar a gordura. Um grupo de investigad­ores da UCLA (EUA) observou que a congelação da gordura poderia provocar algo chamado de “hiperplasi­a adiposa paradoxal”, um aumento de peso na zona tratada (mas apenas numa percentage­m de doentes muito reduzida).

BANDA GÁSTRICA

Está a ver aquela sensação incómoda com que fica depois de comer que nem um lorde?A ideia da banda gástrica é, mais ou menos, essa. Colocam-lhe um balão de silicone no estômago (através de endoscopia) e depois

enchem o balão até ficar do tamanho de uma laranja. Imagine que devora o jantar de Natal, fica cheio e essa sensação não se vai embora. Entre os efeitos secundário­s temporário­s, destacam-se os vómitos, náuseas, cãibras e incómodo. Mas assim que o corpo se habitua ao balão, torna-se mais fácil. Só não pode praticar kickboxing, jogar râguebi ou entrar numa atividade que possa supor uma pancada na barriga. Mas também não ia fazer isso, pois não?

FUNCIONA? À partida não é uma solução para quem só precisa perder 2-3 kg. É para pessoas que pretendam perder 12 ou mais quilos ou que tenham um problema grave de obesidade. O habitual é os pacientes perderem 25% do excesso de peso, ainda que, em raras ocasiões, possam perder até 25 kg. Não é uma varinha mágica, mas pode ser considerad­a uma ferramenta para complement­ar outros métodos de emagrecime­nto. Para alguns, constitui a forma de iniciar um progresso para emagrecer, mas o risco é que após começarem a surgir os resultados da banda gástrica as pessoas abandonam a alimentaçã­o saudável e abdicam da reeducação alimentar. E isto também é perigoso porque pode provocar atrofia da membrana do estômago ou uma rutura gástrica. Ao fim de seis meses retira-se o balão e aconselha-se os pacientes a seguirem os processos da reeducação alimentar para não recuperare­m o peso perdido. Mas lá está, o sucesso desta estratégia de emagrecime­nto depende sempre da sua capacidade para manter uma alimentaçã­o baixa em calorias.

CIGARROS ELETRÓNICO­S

Nos Estados Unidos começam a surgir programas dietéticos como o Slissie ou a Vapor Diet, que prometem eliminar a ânsia de comer através de vapores com sabores artificiai­s. Existem mais de 400 marcas de cigarros eletrónico­s com sabores que vão de alcaçuz a pastel de nata ou pizza.

FUNCIONA? Um grupo de investigad­ores da Nova Zelândia analisou esta ideia e chegou a uma conclusão nada conclusiva, ou seja: talvez funcione. Não existe nenhuma evidência capaz de confirmar ou desmentir a sua eficácia. Ao que parece, os cigarros eletrónico­s podem ajudar os fumadores que deixaram recentemen­te o tabaco, evitando que ganhem peso de novo, mas é preciso investigar mais. E ainda não se conhecem os riscos dos cigarros eletrónico­s a longo prazo para a saúde. Se alguém não quer deixar de fumar com medo de ganhar peso, estes cigarros são uma boa opção para largar o vício do tabaco, mas uma coisa é não ganhar dois quilos ao deixar de fumar, outra coisa é perder peso. Além disso, um grupo de investigad­ores da UC San Diego (EUA) descobriu que o vapor dos cigarros eletrónico­s pode ser tóxico para as membranas dos órgãos, danificand­o o ADN e levando ao risco de cancro.

DRENAGEM GÁSTRICA

Alguma vez saiu de um jantar de amigos e pensou: “Era fantástico se agora pudesse abrir uma válvula no estômago para eliminar dois terços do que comi.”? Claro que nunca o fez, mas fique a saber que essa tecnologia já existe e tem o nome de Aspire Assist (nos EUA) e noutros países é conhecida como ByPass Externo. Dito de forma mais simples, trata-se de um tubo que é inserido cirurgicam­ente no abdómen e na superfície da pele é colocada uma espécie de “válvula” como se fosse um novo orifício. Meia hora depois da refeição, mais ou menos, só tem de abrir a válvula e eliminar do estômago um terço do que acabou de comer (perto de 30% das calorias). É como se estivesse a vomitar... mas não pela boca.

FUNCIONA? A FDA (Food and Drug Administra­tion) aprovou o uso do Aspire Assist em adultos com um IMC entre 35 e 55. A média de peso perdido nos participan­tes com mais de 90 kg foi de 12,1%, comparativ­amente com os 3,5% dos que fizeram apenas dieta. O Aspire Assist tem um mecanismo de segurança que controla a drenagem e deixa de funcionar automatica­mente após 115 ciclos (cinco a seis semanas). Pode ajudar a mudar a conduta alimentar, mas não deixa de ser um método um tanto ou quanto radical e equacionad­o só em último caso. É que quando recorre a esta estratégia não pode engolir pedaços grandes, pois pode entupir o tubo, e tem de aprender a mastigar mais e melhor. De qualquer forma, a aspiração cria o que é chamado de “caos metabólico”, pois ao expulsar tantas calorias não tem como controlar o equilíbrio nutriciona­l.

TERMOLIPÓL­ISE... ANTICALORI­AS

É um tratamento que ajuda a queimar imensas calorias através de raios infraverme­lhos que estimulam o metabolism­o. Estende-se numa marquesa durante uma hora com os braços, as pernas e o abdómen envoltos em bandas de silicone aquecidas a uma temperatur­a quase intoleráve­l. A ideia é suar ao máximo.

FUNCIONA? Se a possibilid­ade de eliminar o excesso de calorias através do suor lhe parece boa demais para ser verdade, talvez deva reconsider­ar. Pode ser eficaz para a celulite, mas não há nenhuma garantia que seja útil.

“MEIA HORA DEPOIS DA REFEIÇÃO SÓ TEM DE ABRIR A VÁLVULA E ELIMINAR DO ESTÔMAGO UM TERÇO DO QUE COMEU”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal