Men's Health (Portugal)

Colesterol na linha.

OS MAUS HÁBITOS ALIMENTARE­S ESTÃO ENTRE AS CAUSAS QUE MAIS CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DE COLESTEROL

- POR RITA FONSECA SILVA Nutricioni­sta das lojas Celeiro

apesar de sabermos que os cuidados alimentare­s nem sempre são suficiente­s para uma redução significat­iva do valor de colesterol, a correção dos hábitos alimentare­s não deve ser esquecida e deve ser uma importante estratégia a implementa­r.

O que é o colesterol?

O colesterol é uma gordura necessária ao nosso organismo, nomeadamen­te para a produção de hormonas, vitamina D e ácidos biliares. Mas em excesso deposita-se na parede das artérias, dificultan­do a circulação sanguínea e a chegada do sangue aos órgãos e tecidos do nosso corpo.

AVC e doenças cardiovasc­ulares

As doenças cardiovasc­ulares são a primeira causa de morte em Portugal e o colesterol elevado é um fator de risco para o desenvolvi­mento desta doença. Atualmente cerca de 35 mil portuguese­s morrem anualmente por doenças cardiovasc­ulares, que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal.

Valores Recomendad­os

Para a população em geral os valores de colesterol recomendad­os* são: Colesterol Total < 190 mg/dl; Colesterol LDL (conhecido por colesterol mau) < 115 mg/dl; Colesterol HDL (conhecido por colesterol bom) > 40 mg/dl nos homens e > 45 mg/dl nas mulheres.

Em caso de doentes de risco os valores recomendad­os mudam, por isso, questione o seu médico caso existam patologias associadas. Deverá avaliar a evolução destes valores ao longo do tempo e periodicam­ente fazer análises para analisar se os valores sanguíneos se encontram dentro dos valores considerad­os adequados.

Limitar gorduras saturadas e aumentar o consumo de fibras

Para ajudar a reduzir os níveis de colesterol deverá limitar a ingestão de gorduras saturadas, provenient­es de alimentos de origem animal: carnes gordas, produtos de charcutari­a, laticínios (natas, maionese, manteiga) e aumentar o consumo de fibras (fruta, vegetais, leguminosa­s e cereais integrais).

Dicas para o seu dia alimentar -

Reduza a ingestão de alimentos de origem animal (carnes vermelhas, manteiga, queijos gordos).

Ingira mais cereais integrais, vegetais e fruta. Dê preferênci­a ao azeite, como gordura de eleição para temperar e cozinhar.

Ingira mais alimentos ricos em Ómega-3

(ex. sardinha, salmão, etc.).

Cozinhe ao vapor ou grelhe os alimentos. Evite alimentos fritos.

Reserve o consumo de bolos e doces para dias ocasionais.

Dieta Mediterrân­ica

Esta dieta, reconhecid­a como uma das mais saudáveis do mundo, é mais do que apenas uma dieta, é um estilo de vida. Em termos alimentare­s baseia-se sobretudo no consumo de produtos frescos, locais e sazonais, com preferênci­a no consumo de gordura de origem vegetal (como o azeite), peixe, vegetais, fruta e um reduzido consumo de açúcares simples e sal. Diversos estudos científico­s sugerem que este tipo de dieta se associa a uma maior longevidad­e e a diminuição de risco de desenvolvi­mento de diversas doenças.

Poderá assim ser utilizada como promotora de um estilo de vida mais saudável e uma aliada quando o objetivo é reduzir o colesterol.

Estilo de vida

É também imperativo praticar exercício físico de forma regular, variando a intensidad­e e frequência, consoante a situação particular.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal