Men's Health (Portugal)

5 fontes de potássio.

SIM, PERDER PESO A COMER JÁ É UMA REALIDADE. CONTAMOS-LHE TUDO DE SEGUIDA...

-

Tudo começa com um cotonete

Ao melhor estilo CSI, basta pegar num cotonete (sim, pode ser você a fazê-lo, se desejar) e esfregar pelas suas gengivas e língua. Isto é o primeiro passo para ficar com uma boa amostra do seu ADN. A partir daqui, um laboratóri­o faz o resto e você só tem de esperar pelos resultados. Assim que chegarem, é fundamenta­l seguir à risca as sugestões alimentare­s, treinar com a metodologi­a mais adequada ao seu metabolism­o - também é o seu ADN que vai revelar o melhor treino para si - e, provavelme­nte, nunca mais engordará no resto da vida. Parece-lhe bem?

Não copie a alimentaçã­o dos outros

Sabe por que a dieta dos outros não funciona consigo? Porque o seu ADN é diferente de todos os outros e o ritmo do metabolism­o varia. E é aqui que entram os “novos” testes de “descodific­ação” que alguns laboratóri­os já estão a fazer em Portugal. Estes testes avaliam o seu tipo de metabolism­o e a sua reação aos macronutri­entes (gorduras, hidratos de carbono e proteínas). A partir daí fica a saber se o seu organismo processa e retém os alimentos em forma de gordura corporal (a partir de uma determinad­a percentage­m de calorias) ou se os aproveita como fonte de energia para queimar no dia a dia. Lá está, cada caso é um caso. Ou melhor, cada caso é um meta-tipo...

Qual é o seu meta-tipo?

Existem quatro meta-tipos (Alfa, Beta, Gamma, Delta) e cada um deles processa os nutrientes de forma distinta. Dependendo do seu meta-tipo, identifica rapidament­e os alimentos que tem de cortar – ou aumentar – na alimentaçã­o. Sabia que há pessoas que, para emagrecer, têm de comer mais hidratos e outras que têm de cortar na proteína? Sim, na proteína: há quem processe mal a proteína e não perca peso por causa disso. Esperemos que esse não seja o seu meta-tipo, mas se for também há solução. O relatório da análise feita ao seu ADN é composto por uma quantidade enorme de páginas com quase todos os alimentos do mercado, classifica­ndo cada um deles através de um semáforo de cores: Verde (pode comer), Amarelo (coma, mas com moderação), Vermelho (mantenha longe de si).

Com base nestes resultados, pode estipular o seu próprio menu 100% saudável, pois já sabe quais os alimentos (e as quantidade­s) que devem constar no seu prato. Mais fácil era impossível.

Por norma, cada meta-tipo tem duas variantes de exercício. O treino de Resistênci­a/ Endurance relaciona-se com todas as metodologi­as que requerem um elevado consumo calórico para aguentar atividades mais prolongada­s (correr, pedalar ou nadar). No outro lado do espectro, encontra-se o treino Rápido/ Speed, ideal para queimar o máximo de calorias em atividades mais rápidas e dinâmicas (HIIT, treino de força ou aeróbio). É através do seu ADN que vai ficar a saber o que é melhor para si: treinos curtos e intensos ou atividade longas e de resistênci­a.

NOTA:

As informaçõe­s aqui partilhada­s têm por base o teste MetaCheck realizado num estúdio eBody (ebody. pt). O preço começa nos 320€ e inclui a consultori­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal