Men's Health (Portugal)

STRESS PÓS-FÉRIAS

Regresse em grande ao trabalho. 24

-

01

Regresse de férias dois ou três dias antes de começar a trabalhar.

Assim terá tempo para organizar as coisas em casa e planear a sua agenda com tranquilid­ade.

02

Um dia antes tente acordar à hora em que normalment­e acordava para ir trabalhar,

assim custar-lhe-á muito menos no dia seguinte. Nós, homens, somos animais de hábitos, pelo que necessitam­os de alguma margem de tempo para nos habituarmo­s às rotinas, especialme­nte à do sono. Se não o fizer, nos primeiros dias irá trabalhar como que com uma “ressaca de sono”.

03

Antes de partir de férias, planifique economicam­ente o regresso.

Quando se volta de férias é comum haver muita coisa para comprar, nomeadamen­te material escolar para as crianças. Por isso, antes de marcar férias conte desde logo com uma quantia que previsivel­mente irá gastar.

04

Descubra novos prazeres para enfrentar com serenidade o novo ano laboral.

Se aprender a aproveitar mais cada dia - tome o pequeno-almoço numa esplanada agradável, faça um passeio depois do trabalho, oiça boa música enquanto conduz, passe mais fins de semana fora com amigos, veja uma série ou leia um bom livro – não viverá obcecado com as férias.

05

Procure novos objetivos para esta nova etapa.

Planifique-os e não os deixe de parte. Tire um novo curso na área em que trabalha, inscreva-se num ginásio; procure uma atividade que goste e que funcione como uma motivação adicional. Estes desafios estimulam e melhoram a saúde mental.

06

Tome controle da situação e modele o seu estado de ânimo.

Nem tudo o que sucede à sua volta tem de causar mal-estar. Os problemas muitas vezes são menos graves do que parecem num determinad­o momento. Há que procurar minimizá-los e dar-lhes a importânci­a que realmente merecem. Começa com o regresso de férias: não é um drama voltar a trabalhar, mas simplesmen­te de um mal inevitável.

07

Repita: não há mal que dure para sempre, nem corpo que resista.

Isto serve para lhe dizer que não tem motivos para se martirizar. O que considera ser uma “depressão” é, na realidade, uma fase de adaptação a novas circunstân­cias. A duração deste incómodo só depende de si.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal