Men's Health (Portugal)

07

HORAS PARA REBOBINAR O RELÓGIO CIRCADIANO EM DUAS RODAS

-

A esperança média de vida vai de vento em popa com os milagres da medicina moderna. No entanto, a duração da vida e os seguros de saúde não são sinónimos. De acordo com um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, apesar de estarmos a viver durante mais tempo, a nossa saúde está a fugir – os homens de 40 anos, hoje, estão a sofrer problemas semelhante­s aos que estão na casa dos 50. Na verdade, eles são 15 anos mais velhos, psicologic­amente, do que a geração anterior à sua, na mesma fase da vida.

Felizmente, novas pesquisas sugerem como pôr travão a isto. Seria desculpado por ridiculari­zar os imitadores mais volumosos de Raúl Alarcón, enquanto tentam vestir os calções de ciclismo, tendo sido inspirados pela Volta a Portugal, mas está provado que o ciclismo pode rebobinar o seu relógio circadiano. Um estudo publicado no Journal Aging Cell provou que os ciclistas mais resistente­s, que conseguem percorrer 100 km em cima da bicicleta, em menos de sete horas, preservava­m a sua massa muscular e a sua força enquanto envelhecia­m, mantendo níveis estáveis de gordura corporal e de colesterol. Os níveis de testostero­na também permanecer­am altos, equilibran­do o 1% de declínio que acontece anualmente nos homens a partir dos trinta anos.

Andar de bicicleta regularmen­te também garante o bom funcioname­nto do timo, o órgão responsáve­l pelas células T do sistema imunitário. Suba ao selim para tornar a sua saúde impenetráv­el à idade. Toda aquela licra agora já não lhe parece tão mal, pois não?

 ??  ?? USE A BICICLETA para travar o envelhecim­ento
USE A BICICLETA para travar o envelhecim­ento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal