Ex­pe­ri­men­te es­tes es­par­gos!

ES­TE MÊS PROPOMOS QUE SE DE­LI­CIE COM UMA DAS MAI­O­RES FON­TES DE AN­TI­O­XI­DAN­TES E FI­BRA.

Men's Health (Portugal) - - Mh 100% Útil -

Nu­ma tra­ves­sa de for­no

Aque­ça o for­no a 220ºC e en­gor­du­re a tra­ves­sa com azei­te. Nu­ma fri­gi­dei­ra gran­de, aque­ça 30 ml de azei­te em lu­me al­to e des­pe­je 150 g de pão ra­la­do. Me­xa en­tre 3 a 5 mi­nu­tos até fi­car dou­ra­do. Re­ti­re do lu­me e re­ser­ve num pra­to à par­te. De­pois de ar­re­fe­cer, jun­te-lhes 60 g de quei­jo ra­la­do.

Pol­vi­lhe cer­ca de 60 g de fa­ri­nha nou­tro pra­to. De­pois, ba­ta dois ovos e dei­xe-os num ter­cei­ro pra­to. Pe­gue em 500 g de es­par­gos (já sem a ba­se) e mer­gu­lhe um a um - na fa­ri­nha, no ovo e de­pois no pão ra­la­do. Co­lo­que-os na tra­ves­sa do for­no já en­gor­du­ra­da. Dei­xe as­sar até fi­ca­rem cro­can­tes: 15 a 20 mi­nu­tos.

En­tre­tan­to, nu­ma ta­ça mais pe­que­na, mis­tu­re 30 ml de io­gur­te gre­go, 5 ml de mo­lho pi­can­te e um den­te de alho es­ma­ga­do. Pol­vi­lhe os es­par­gos com sal ma­ri­nho e sir­va com o mo­lho.

Dá pa­ra 4 a 6 do­ses.

Com uma fri­gi­dei­ra an­ti­a­de­ren­te

Pe­gue em 500 g de es­par­gos e cor­te-os em pe­da­ços de 5 cm. Nu­ma ta­ça gran­de, mis­tu­re-os com 15 ml de azei­te, 8 g de açú­car mas­ca­va­do e uma pi­ta­da de sal. Re­ser­ve.

Aque­ça uma fri­gi­dei­ra an­ti­a­de­ren­te em lu­me al­to até co­me­çar a fu­me­gar. Jun­te os es­par­gos e dei­xe co­zi­nhar sem me­xer até fi­ca­rem dou­ra­dos (2 a 3 mi­nu­tos). Me­xa de­pois com uma co­lher de ma­dei­ra e con­ti­nue a co­zi­nhar até fi­ca­rem ten­ros (mais 5 mi­nu­tos).

Nu­ma ta­ça, co­lo­que 15 ml de azei­te, du­as ce­bo­li­nhas pi­ca­das, 30 ml de vi­na­gre de ar­roz, uma go­ta de mo­lho de pei­xe, pi­men­ta cai­e­na em pó e os es­par­gos co­zi­nha­dos. Me­xa bem e sir­va de ime­di­a­to. Dá pa­ra 4 do­ses.

Com um des­cas­ca­dor ou uma fa­ca

Cor­te a ex­tre­mi­da­de du­ra da ba­se de 400 g de es­par­gos.

Com um des­cas­ca­dor de ba­ta­tas, fa­ça ti­ras lon­gi­tu­di­nais em ca­da es­par­go: vão sair uns gran­des “ca­ra­cóis”. Re­ser­ve-os.

Nu­ma ta­ça gran­de, mis­tu­re 3 ml de mos­tar­da gra­nu­la­da, 5 ml de vi­na­gre de si­dra, 30 ml de azei­te e uma ce­bo­la pi­ca­da.

Jun­te as ti­ras de es­par­gos e me­xa bem.

Sir­va num pra­to com 8 to­ma­tes pe­que­nos cor­ta­dos em quar­tos, 20 g de sal­sa pi­ca­da e 20 g de pi­nhões. Dá pa­ra 4 do­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.