Men's Health (Portugal)

Dieta mediterrân­ea

A SUA ALIMENTAÇíO PARECE-LHE SEMPRE MAIS DO MESMO? REINVENTE ALGUNS DOS PRATOS MAIS TRADICIONA­IS JUNTANDO NOVOS INGREDIENT­ES.

-

01 REAVIVA A CHAMA

Melhorar a saúde do coração, prevenir a demência e perder peso: Isto é o que todos nós esperamos da dieta mediterrân­ea tal como a conhecemos, rica em peixe, cereais, vegetais e frutos secos. Mas é possível conseguir tudo isto (e muito mais) mesmo quando se fazem pequenas mudanças no plano alimentar. Reaviva a chama da cozinha com estes ingredient­es.

PRESUNTO IBÉRICO

Existem outras formas de beneficiar das gorduras boas sem ter de ser sempre pela via do óleo de peixe. A dieta à base de bolotas faz com que os porcos ibéricos sejam ricos em ácidos oleicos, conhecidos por zelar pela saúde cardiovasc­ular. Não se acanhe na hora de comprar um bom presunto.

LENTILHAS CASTANHAS

Faça uma pausa no esparguete e dê uma oportunida­de às lentilhas, que são uma excelente fonte de hidratos de carbono para os homens que querem perder uns quilos extra. Pobres em gorduras e ricas em proteína e fibra, as lentilhas prometem aumentar a saciedade.

LIMÃO PRESERVADO

Dispensa o paladar amargo do limão? Boas notícias! Depois de preservado, o limão fica com um sabor agradável e com dez vezes mais vitamina C do que um simples sumo. Em grandes doses, esta vitamina tem mostrado eficácia na redução dos níveis de cortisol.

BERINGELA

Se quer aderir à tendência do #eatclean vai ter mesmo de incluir beringela na sua alimentaçã­o. Rico em nasunina, um fitonutrie­nte que previne os danos causados pelos radicais livres e atrasa o processo de envelhecim­ento, este alimento é ainda um escudo protetor contra o Alzheimer.

02 MUDE O ÓLEO

Olhe para a culinária como se fosse um carro. A mudança do óleo faz parte da manutenção do veículo, mas também da sua saúde, por isso, use e abuse do azeite virgem extra, mas procure dar-lhe uma nova ‘vida’. Basta adicionar 250 gr de sementes de malagueta e três colheres de sopa de cominhos a 300 ml de azeite, mais quatro dentes de alho, 100 gr de pimento de Piquillo, uma colher de sobremesa de pasta de tomate e vinagre de vinho tinto. Finalize com duas colheres de sopa de pimentão-doce e verta o preparado para um frasco de vidro antes de o levar para o frigorífic­o. Pode usar a mistura durante algumas semanas e aproveite para usar como base de algumas das refeições.

03 OTIMIZE O PRATO

O tradiciona­l e o novo nunca combinaram tão bem como nesta reinvenção da dieta mediterrân­ea. Combine estes novos ingredient­es com alguns dos mais comuns, como o tomate, o alho e, claro, o peixe e consiga refeições bem contemporâ­neas e saudáveis. Esperamos que esteja com apetite.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal