Um de­se­jo cha­ma­do elé­tri­co

FO­MOS DES­CO­BRIR CO­MO É A VI­DA A BOR­DO DE TRÊS VEÍ­CU­LOS TO­TAL­MEN­TE ELÉ­TRI­COS. / POR FER­NAN­DO MAR­QUES

Men's Health (Portugal) - - Mh 100% Útil -

CA­DA VEZ MAIS ‘ES­PER­TO’

O au­to­mó­vel Smart tal­vez es­ti­ves­se des­ti­na­do a ser elé­tri­co des­de sem­pre. Já todos co­nhe­ce­mos as van­ta­gens do mo­de­lo: eco­nó­mi­co, pe­que­no, ágil e fá­cil de es­ta­ci­o­nar, mas con­ti­nu­a­va a de­pen­der de um mo­tor de com­bus­tão. Com a res­tri­ção de cir­cu­la­ção de veí­cu­los po­lu­en­tes, so­bre­tu­do nas ci­da­des, o Fortwo Electric Drive é a es­co­lha ób­via pa­ra quem faz as su­as des­lo­ca­ções em cir­cui­to ur­ba­no.

Da par­ce­ria com a Re­nault re­sul­ta um mo­tor com 82cv de

SU­BIR É ME­LHOR DO QUE DES­CER

A Ktm de­ci­diu apli­car o seu co­nhe­ci­men­to co­mo fa­bri­can­te de mo­tos to­do o ter­re­no nas bi­ci­cle­tas de mon­ta­nha elé­tri­cas. Co­lo­cou uma ro­da mai­or na fren­te e ou­tra mais pe­que­na atrás e o re­sul­ta­do é es­ta Macina Kapoho 274 com 160mm de cur­so em am­bas as ro­das.

Um mo­tor Bos­ch Per­for­man­ce CX 500 Wh com um im­pres­si­o­nan­te tor­que de 75Nm (uma mo­to de en­du­ro com 450cc pro­duz cer­ca de 49Nm), ani­ma o con­jun­to e per­mi­te en­fren­tar po­tên­cia e 160Nm, que ele­va o de­sem­ba­ra­ço já co­nhe­ci­do no mo­de­lo nor­mal pa­ra um ní­vel ex­tra. A cai­xa é au­to­má­ti­ca, as ba­te­ri­as de iões de lí­tio são pro­du­zi­das pe­la Mer­ce­des-Benz, e têm oi­to anos de ga­ran­tia ou 100 mil km.

A mar­ca anun­cia 160 km de au­to­no­mia, mas só con­se­gui­mos fa­zer cer­ca de 110 km. É pos­sí­vel re­por 80% da car­ga li­gan­do à to­ma­da nor­mal em seis ho­ras, ou ape­nas 3h30 li­ga­do a uma wall­box. PRE­ÇO: 22.500 eu­ros

MAIS IN­FOR­MA­ÇÕES: www.smart.pt su­bi­das épi­cas com um sor­ri­so nos lá­bi­os. Su­bir as­sim é bom, mas es­ta bi­ci­cle­ta foi pen­sa­da pa­ra des­cer. Fi­cá­mos sur­pre­sos com a op­ção do avan­ço mon­ta­do, que, por ser tão com­pri­do, tor­na a di­re­ção va­ga e pou­co di­re­ta, o que fez com que nun­ca nos sen­tís­se­mos to­tal­men­te con­for­tá­veis nas des­ci­das.

A Macina Kapoho 274 pro­me­te des­ci­das ines­que­cí­veis, mas só nos lem­bra­mos da fa­ci­li­da­de com que su­bi­mos com ela. PRE­ÇO: 4.199 eu­ros

MAIS IN­FOR­MA­ÇÕES: www.ktm-bi­ke.pt

ou www.bi­clas.com

UMA “FIS­GA” COM DU­AS RO­DAS

O fu­tu­ro é elé­tri­co. É a fra­se mais ou­vi­da sem­pre que se abor­da o te­ma da mo­bi­li­da­de.

O as­pe­to é o de uma scram­bler elé­tri­ca, com as sus­pen­sões ele­va­das e pneus mis­tos, que su­ge­rem uma uti­li­za­ção pa­ra além do al­ca­trão.

Pri­mei­ro es­tra­nha-se, mas a ha­bi­tu­a­ção não de­mo­ra mui­to. A DSR ZF 13 exi­ge uma no­va abor­da­gem, mas é mui­to di­ver­ti­da. A ace­le­ra­ção é es­ton­te­an­te. Não é fá­cil des­cre­ver a sen­sa­ção, o me­lhor que nos ocor­re é uma ‘fis­ga com du­as ro­das’.

A mar­ca re­cla­ma uma au­to­no­mia em ci­da­de de 237 km. Con­se­gui­mos per­cor­rer cer­ca de 170 km com di­fe­ren­tes an­da­men­tos em per­cur­sos mis­tos, res­tan­do cer­ca de 5% de car­ga no fi­nal. Te­mos três mo­dos de con­du­ção: eco, sport e cus­tom.

O eco só ser­ve pa­ra pou­par ba­te­ria. O sport li­ber­ta mui­to do tor­que e ve­lo­ci­da­de de pon­ta, mas é no mo­do cus­tom (que podemos con­fi­gu­rar atra­vés da app num smartpho­ne) que sol­ta­mos to­do o po­ten­ci­al des­ta ‘fis­ga’ elé­tri­ca.

PRE­ÇO: A par­tir de 18.932 eu­ros

MAIS IN­FOR­MA­ÇÕES:

www.ze­ev.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.