Men's Health (Portugal)

Um desejo chamado elétrico

FOMOS DESCOBRIR COMO É A VIDA A BORDO DE TRÊS VEÍCULOS TOTALMENTE ELÉTRICOS. / POR FERNANDO MARQUES

-

CADA VEZ MAIS ‘ESPERTO’

O automóvel Smart talvez estivesse destinado a ser elétrico desde sempre. Já todos conhecemos as vantagens do modelo: económico, pequeno, ágil e fácil de estacionar, mas continuava a depender de um motor de combustão. Com a restrição de circulação de veículos poluentes, sobretudo nas cidades, o Fortwo Electric Drive é a escolha óbvia para quem faz as suas deslocaçõe­s em circuito urbano.

Da parceria com a Renault resulta um motor com 82cv de

SUBIR É MELHOR DO QUE DESCER

A Ktm decidiu aplicar o seu conhecimen­to como fabricante de motos todo o terreno nas bicicletas de montanha elétricas. Colocou uma roda maior na frente e outra mais pequena atrás e o resultado é esta Macina Kapoho 274 com 160mm de curso em ambas as rodas.

Um motor Bosch Performanc­e CX 500 Wh com um impression­ante torque de 75Nm (uma moto de enduro com 450cc produz cerca de 49Nm), anima o conjunto e permite enfrentar potência e 160Nm, que eleva o desembaraç­o já conhecido no modelo normal para um nível extra. A caixa é automática, as baterias de iões de lítio são produzidas pela Mercedes-Benz, e têm oito anos de garantia ou 100 mil km.

A marca anuncia 160 km de autonomia, mas só conseguimo­s fazer cerca de 110 km. É possível repor 80% da carga ligando à tomada normal em seis horas, ou apenas 3h30 ligado a uma wallbox. PREÇO: 22.500 euros

MAIS INFORMAÇÕE­S: www.smart.pt subidas épicas com um sorriso nos lábios. Subir assim é bom, mas esta bicicleta foi pensada para descer. Ficámos surpresos com a opção do avanço montado, que, por ser tão comprido, torna a direção vaga e pouco direta, o que fez com que nunca nos sentíssemo­s totalmente confortáve­is nas descidas.

A Macina Kapoho 274 promete descidas inesquecív­eis, mas só nos lembramos da facilidade com que subimos com ela. PREÇO: 4.199 euros

MAIS INFORMAÇÕE­S: www.ktm-bike.pt

ou www.biclas.com

UMA “FISGA” COM DUAS RODAS

O futuro é elétrico. É a frase mais ouvida sempre que se aborda o tema da mobilidade.

O aspeto é o de uma scrambler elétrica, com as suspensões elevadas e pneus mistos, que sugerem uma utilização para além do alcatrão.

Primeiro estranha-se, mas a habituação não demora muito. A DSR ZF 13 exige uma nova abordagem, mas é muito divertida. A aceleração é estonteant­e. Não é fácil descrever a sensação, o melhor que nos ocorre é uma ‘fisga com duas rodas’.

A marca reclama uma autonomia em cidade de 237 km. Conseguimo­s percorrer cerca de 170 km com diferentes andamentos em percursos mistos, restando cerca de 5% de carga no final. Temos três modos de condução: eco, sport e custom.

O eco só serve para poupar bateria. O sport liberta muito do torque e velocidade de ponta, mas é no modo custom (que podemos configurar através da app num smartphone) que soltamos todo o potencial desta ‘fisga’ elétrica.

PREÇO: A partir de 18.932 euros

MAIS INFORMAÇÕE­S:

www.zeev.pt

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal