Men's Health (Portugal)

Divida os treinos.

UMA HORA DE TREINO NÃO CHEGA PARA QUEIMAR A GORDURA QUE DESEJA? SIGA ESTA ESTRATÉGIA E VEJA RESULTADOS...

-

Numa rotina cultural de constantes trocas de e-mails, intermináv­eis reuniões e corridas para ir buscar os filhos à escola, o treino de 60 minutos resume-se a um mito.

Vamos encará-lo e esqueçamos as mentiras que contamos a nós próprios. Cada sessão de treino na hora de almoço é gasta em aqueciment­os e duches. A honestidad­e é um grande ponto a favor. Um estudo publicado na revista British Journal of Sposts Medicine demonstra que admitir uma derrota ajuda a preparar o caminho para uma maior perda de peso. A investigaç­ão sustenta que dividir o treino de 60 minutos em dois leva-o a queimar o dobro das calorias, ajustando-o a duas sessões de meia hora ao longo do dia.

Por outras palavras, uma corrida matinal de cinco quilómetro­s, com sprints em subidas, seguida de meia hora ao almoço com deadlifts é muito mais eficaz do que passar esse tempo a ver stories no Instagram durante uma hora – ou melhor, 40 minutos.

Isto vai levar a um processo conhecido como ‘consumo de oxigénio pós-exercício’ (EPOC), algumas vezes, referido como ‘afterburn’. Por outras palavras, o corpo continua a consumir oxigénio depois do treino para o ajudar a recuperar – e isso requer muita energia gasta, queimando um extra de calorias até 15% depois de sair do balneário. E já com o duche tomado! Contudo, o queimar de calorias através do EPOC após uma única sessão de treino é finito. Assim, dividir a sessão de treino em duas não só é uma escolha inteligent­e para conseguir contornar os obstáculos da agenda, como também potencia todo o gasto calórico em dobro ao longo do dia. Por isso, faça uma pausa. No que toca a perder gordura da barriga, é melhor fazer as coisas por metades.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal