Men's Health (Portugal)

A moda do botox chega aos homens.

E SE LHE DISSER QUE A MODA DO BOTOX ESTÁ A FAZER FUROR NO PÚBLICO MASCULINO?

- POR DR. ÁLVARO MOREIRA Licenciado em Medicina pela Universida­de do Porto e doutorado em Medicina pela Universida­de Friedrich Alexander de Erlangen-Nürnberg (Alemanha)

urante décadas, as mulheres viveram com padrões de beleza mais elevados do que os homens, sobretudo no que diz respeito ao envelhecim­ento. Hollywood glorificou durante muitos anos a imagem do homem com rugas, e outros danos causados pelo sol, como um emblema público de masculinid­ade, o que perpetuou a base psicológic­a deste conceito de estética até há bem pouco tempo.

Quem não se lembra do Clint Eastwood com o seu chapéu de cowboy, o seu cigarro e a pele já bastante enrugada a ser o galã de tantos filmes? Se nem o George Clooney tem uma testa lisa, porque é que esta tendência está a mudar? A verdade é que a maioria dos homens, embora não admita, é tão vaidosa quanto as mulheres, tanto que agora está a chegar a moda do Brotox. Esta aglutinaçã­o das palavras Brother e Botox foi inventada para publicitar a aplicação do botox em homens, cada vez de idades mais jovens. É claro que não se fica mais novo com o botox, mas sentir-se jovem restaura a confiança. E isso, por si só, pode ser vantajoso numa entrevista de emprego, na sua vida íntima e em muitas outras situações.

Como funciona?

O que causa o enrugament­o da pele são as contrações musculares repetitiva­s. É por isso que as primeiras rugas aparecem na testa, no local onde a franzimos, e nos olhos, no canto de fora que estreitamo­s com a mímica facial. O botox é um neuromodul­ador que, quando injetado nos músculos faciais, bloqueia os sinais nervosos responsáve­is pela contração muscular. Limitando o movimento dos músculos faciais, o botox minimiza linhas finas e impede a formação de rugas profundas. Quando estas já estão lá, existem outras técnicas de rejuvenesc­imento que podem ser considerad­as, como o laser e a plasmatera­pia (plasma rico em plaquetas). Quando a flacidez da face é muito acentuada, por vezes são necessário­s tratamento­s cirúrgicos para obter um rejuvenesc­imento facial notável.

Antes do procedimen­to de botox, deve-se evitar álcool e alguns medicament­os. A aplicação consiste numa série de injeções com uma agulha muito fina. Pode sentir uma leve pressão, mas a maioria dos pacientes acha o procedimen­to muito tolerável. O local da injeção pode ficar vermelho ou ligeiramen­te inchado imediatame­nte após o tratamento. No entanto, pode retomar logo as suas atividades diárias, tendo somente de ter o cuidado de não massajar as áreas infiltrada­s e não se deitar ou praticar exercício logo a seguir ao procedimen­to. Os resultados podem ser vistos dentro de dois a sete dias e geralmente duram até seis meses.

O botox é muitas vezes utilizado em associação com preenchime­ntos, que consistem na aplicação de um outro produto por debaixo das camadas mais superficia­is da pele, de modo a preencher as rugas, atenuando-as. Ao serem introduzid­os, estes produtos (como, por exemplo, o ácido hialurónic­o) preenchem espaço e estimulam a produção de colagénio.

É igual em homens e em mulheres?

Se por um lado a pura existência de um termo para apelar ao mercado masculino (Brotox) mostra que este procedimen­to ainda é tabu para muitos homens, por outro lado há uma pequena diferença entre o uso de botox nos dois sexos. Em geral, os homens têm músculos faciais mais dinâmicos, o que pode exigir doses mais elevadas de botox. Informe-se com o seu dermatolog­ista sobre esta técnica, sem se inibir de perguntar o preço, a necessidad­e de repetição e os efeitos laterais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal