Men's Health (Portugal)

REAL VS. FICÇÃO

O único elemento ‘super’ nos superalime­ntos é o que as equipas de marketing inventam.

- POR CONSTANÇA MONTEIRO CLETO

Os superalime­ntos existem mesmo?

Há um novo superalime­nto que ajuda os homens de todo o planeta a perder peso, a fortalecer os músculos e a ganhar potência sexual. Ainda não ouviu falar na maravilha das bagas? Talvez já as tenha visto nas fotografia­s do Instagram, nas mãos de alguns instrutore­s de fitness ou até já tenha ouvido falar delas na rádio. No entanto, os benefícios que oferecem são muito diferentes dos de outros superalime­ntos como a chufa, as sementes de chia, a jaca ou a água de coco.

Quando estudados aprofundad­amente, investigad­ores chegaram à conclusão de que estes produtos não merecem a fama que têm. Assim, não há definição nem científica nem legal ou médica para estes alimentos. Um superalime­nto não é mais do que um termo de marketing. Porém, não significa que estes alimentos sejam maus ou prejudicia­is para a saúde. É apenas necessário que deixemos de vê-los como se fossem o remédio para todos os males.

CHUFA

Supostos benefícios: ajuda a prevenir ataques cardíacos, melhora o funcioname­nto do sistema imunitário, regula a circulação sanguínea e não tem glúten. Em inglês, denomina-se ‘tiger nut’, o que ainda a torna mais atrativa.

A realidade: a chufa, na realidade, é um tubérculo e contém mais amido do que as batatas. Metade da sua composição são hidratos de carbono, mas também é uma boa fonte de fibra, ácidos gordos e minerais – todos eles saudáveis. No entanto, ainda se sabe muito pouco sobre este alimento. Contudo, um estudo publicado na revista BMC Complement­ary, em 2015, demonstrou que a chufa em pó, misturada com água, provocou um aumento da atividade sexual nos ratos estudados.

O veredito: este é o ingredient­e principal de uma bebida típica da região de Valência, em Espanha. A horchata costuma ser mais consumida no verão, bem fresca ou mesmo em granizado. As chufas moídas podem ainda ser uma boa alternativ­a ao trigo para as pessoas que têm intolerânc­ia ao glúten.

BAGAS DE GÓJI

Supostos benefícios: estes pequenos frutos são uma boa ajuda no combate à diabetes e à pressão arterial alta e favorecem a luta contra o cancro. Além disso, ajudam ainda na perda de peso, estimulam a atividade cerebral, aumentam a imunidade e podem proteger-nos das radiações ultraviole­tas.

A realidade: as bagas de góji contêm antioxidan­tes e nutrientes, mas os restantes benefícios ainda não estão cientifica­mente provados. Em 1994, foi publicado

um estudo que sugeria que o uso de bagas de góji, em simultâneo com tratamento­s para o cancro, fazia que a doença entrasse em remissão. No entanto, o estudo não continha informação necessária para comprovar a sua autenticid­ade.

O veredito: se quiser, pode juntá-las ao iogurte ou às papas de aveia para obter um reforço de fibra, vitamina A e ferro. No entanto, estas bagas coloridas não vão concorrer com os fabricante­s de protetores solares. Além disso, são um produto caro e que deve apenas comprar se realmente gostar do sabor.

ERVA DE TRIGO

Supostos benefícios: este produto diminui a inflamação e desintoxic­a o fígado. O poder da clorofila é tal que, se tomar um banho de erva de trigo, vai aumentar a produção de células sanguíneas.

A realidade: sim, a erva de trigo é bastante nutritiva, mas não é nada de outro mundo. Na verdade, os seus benefícios são semelhante­s aos de outras verduras de folha verde, apesar de alguns estudos sugerirem que o sumo de erva de trigo é eficaz no tratamento da colite ulcerosa. Ainda assim, não existe nenhum alimento nem nenhuma bebida que, como que por magia, desintoxiq­ue o organismo. Os verdadeiro­s responsáve­is por essa tarefa são o fígado, os rins e os pulmões.

O veredito: a erva de trigo é um bom ingredient­e para fazer um batido, mas não deve ser a maior fonte de verdura da sua dieta nem um remédio contra a ressaca.

SUMO DE ROMÃ

Supostos benefícios: alivia a dor das articulaçõ­es, previne o cancro da próstata e aumenta a ereção. É, dizem, um néctar dos deuses!

A realidade: as bagas da romã são uma excelente fonte de fibra, antioxidan­tes e vitaminas C e K, mas não existem provas conclusiva­s de que este fruto é melhor do que os outros. A maioria dos benefícios são obtidos ao consumir fruta, não a beber sumos. Alguns defensores do sumo de romã assinalam que existem estudos a curto e médio prazo que demonstram os benefícios deste fruto para a saúde, mas são necessária­s investigaç­ões mais rigorosas para provar a conexão causa-efeito.

O veredito: desfrute da romã, quer em sumo quer em sementes, se gosta do sabor deste fruto, mas não espere superpoder­es. Ainda assim, comparada com a laranja, tanto espremida como em fruta, a romã tem mais calorias a açúcares, sendo menos rica em fibra, nutrientes e vitaminas.

ÁGUA DE COCO

Supostos benefícios: é a bebida preferida de alguns desportist­as já que é mais hidratante do que a água e algumas bebidas isotónicas.

A realidade: a água de coco não proporcion­a eletrólito­s importante­s como o sódio e o potássio, contendo ainda menos hidratos de carbono do que a maioria das bebidas isotónicas.

Além disso, um estudo de 2012 publicado na revista Applied

Physiolody, Nutrition and Metabolism demonstrou que a água de coco não hidrata mais do que qualquer outra bebida desportiva.

O veredito: se quer estar em forma e perder peso, o melhor é beber água. A água de coco é especialme­nte recomendad­a a desportist­as, mesmo que ocasionais, e a pessoas que não gostem de beber água, preferindo bebidas com sabores. Se treina de forma intensa, ou se se está a preparar para uma maratona, então vai precisar de mais hidratos de carbono.

SEMENTES DE CHIA

Supostos benefícios: são ricas em fibra, cálcio e ferro. Mas, o mais importante, é a sua elevada composição de ácidos gordos e ómega-3. As sementes de chia podem mesmo conter oito vezes mais ómega-3 do que o salmão.

A realidade: não existem investigaç­ões que provem os benefícios das sementes de chia para a saúde. É certo que contêm ácidos gordos, mas são de cadeia curta, o que é muito diferente dos ácidos de cadeia larga como o ómega-3 do salmão.

O veredito: contêm 0,35 g de fibra por grama. Misture-as no liquidific­ador ou adicione-as ao iogurte se tiver dificuldad­e em chegar à quantidade diária recomendad­a de fibra.

 ??  ?? TALVEZ ESTEJA NA HORA de prestar mais atenção aos rótulosdos alimentos que compra e de aprendera analisá-los
TALVEZ ESTEJA NA HORA de prestar mais atenção aos rótulosdos alimentos que compra e de aprendera analisá-los
 ??  ?? AS CHAMATIVAS BAGAS DE GÓJI comem-se secas, como a uva passa
AS CHAMATIVAS BAGAS DE GÓJI comem-se secas, como a uva passa
 ??  ?? SIM, A ERVA DE TRIGO É NUTRITIVA, mas não é nada de outro mundo. Está ao nível de outras verduras
SIM, A ERVA DE TRIGO É NUTRITIVA, mas não é nada de outro mundo. Está ao nível de outras verduras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal