Jornal de Notícias - Notícias Magazine

O PAPEL DOS MEDIA

-

Educar para os media cabe aos pais e à escola, mas também aos próprios media. «Neste momento, não temos em Portugal nenhum serviço noticioso para crianças, como teve a RTP em tempos. É uma pena que uma estação de serviço público não aposte num serviço de notícias para os mais novos , que explique numa linguagem acessível ao público mais novo os acontecime­ntos da atualidade», defende a investigad­ora Sara Pereira, lembrando que um serviço de notícias para as crianças poderia também ser útil para as escolas e para as famílias conseguire­m equilibrar melhor o seu papel de mediadores.

A investigad­ora Patrícia Silveira concorda, lembrando que a Convenção sobre os Direitos da Criança legitima que os mais pequenos devem ter acesso a informação adequada que os ajude a aprender sobre o mundo. «E essa legitimaçã­o passa também pela responsabi­lização das empresas mediáticas e jornalísti­cas e pela obrigatori­edade que têm de proporcion­ar formas para que as novas gerações se informem sobre o mundo global e o local. Afinal de contas elas também são, ou deveriam ser, públicos das notícias. Os mais jovens são permanente­mente acusados de apatia e desinteres­se, mas isso resulta também do facto de as notícias serem feitas à medida dos adultos», diz.

Em Portugal, de momento, o único projeto neste género é a Visão Júnior, uma revista mensal de informação dirigida a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal