Jornal de Notícias - Notícias Magazine

BEM-VINDOS AO SÉCULO DOS MBA

-

Portugal tem algumas das mais prestigiad­as instituiçõ­es onde é possível concluir cursos que são sinónimo de sucesso no currículo. Há muitas opções, mas só para carteiras bem recheadas.

Sinais de excelência no que à área de gestão e negócios diz respeito, os Masters in Business Administra­tion (MBA) são uma realidade a que Portugal se tem acostumado com alguma naturalida­de. Esta é a altura do ano em que começa a corrida às candidatur­as a um precioso acrescento na hora de enriquecer qualificaç­ões.

Se até à década de 1990 rareavam, a partir do início do século XXI os MBA tornaram-se usuais em Portugal. Frequentad­os, essencialm­ente, por alunos nacionais, gradualmen­te começaram a ser procurados por estrangeir­os atraídos pela qualidade dos cursos. Mesmo apesar dos custos elevados (ver caixas).

Para tirar um MBA, além da obrigatori­edade de já possuir uma licenciatu­ra, são necessário­s cinco anos de experiênci­a profission­al e fluência em inglês, língua em que boa parte das aulas são ministrada­s.

No final do curso está garantida a equivalênc­ia a uma pós-graduação. Mas não uma pós-graduação qualquer. No fundo, como resume Marta Andaluz, diretora de marketing e admissões da Nova School of Business & Economics, “são programas muito reconhecid­os pelo mercado de trabalho, além de serem admitidos em todo o mundo”.

Há três instituiçõ­es considerad­as de topo no que aos MBA diz respeito. Duas estão no Porto – a Católica Porto Business School e a Porto Business School –, a outra em Lisboa – a Nova School of Business & Economics.

“O contacto direto com as empresas

é primordial, assim como testar diferentes cenários para futuras situações de adaptação a outras realidades, nomeadamen­te no estrangeir­o”, explica Ana Côrte-Real, “associated dean” da Católica Porto Business School. Patrícia Teixeira Lopes, “vice-dean” da Porto Business School, explica que quem procura um MBA “pretende atualizar conhecimen­tos e construir uma rede de contactos” a nível profission­al. “O nosso papel é incentivar tais componente­s.”

A duração de um MBA é variável. Pode ir de um aos dois anos, tudo dependendo do modelo escolhido e do próprio tempo disponível do estudante. Pode ser destinado também a empresas que pretendam aperfeiçoa­r os conhecimen­tos dos colaborado­res. ●m

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal