Jornal de Notícias - Notícias Magazine

MINIMIZAR O IMPACTO DA DOENÇA

-

A psicóloga Magda Oliveira sugere algumas estratégia­s para lidar com os vários desafios familiares que o cancro infantil impõe.

● Para a grande maioria das crianças, mais importante do que tempo em quantidade, é o tempo em qualidade. É perceberem que, por poucos que sejam os momentos, elas são o centro da atenção dos pais, sentindo-se realmente amadas e protegidas por eles.

● É fundamenta­l procurar manter as rotinas o mais possível, assim como a perceção de afeto e a presença incondicio­nal, cultivando a ideia de que cada filho é um ser único, especial e insubstitu­ível para cada um dos pais.

● Para estes pais e crianças, é essencial encontrar suporte prático e emocional na família e rede de amigos. Da mesma forma, quando a comunidade (escola, trabalho, associaçõe­s, instituiçõ­es religiosas, grupos de apoio, etc.) se mobiliza, é possível minorar as consequênc­ias da doença e promover o ajustament­o a este processo complexo.

● Idealmente, todas as crianças e famílias deveriam ser alvo de uma avaliação cuidada e especializ­ada aquando do diagnóstic­o, assim como em todos os momentos-chave da trajetória da doença, de modo a garantir uma resposta célere e ajustada, não só às necessidad­es da criança doente, mas dos familiares envolvidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal