Jornal de Notícias - Notícias Magazine

HALLOWEEN, TEMPORADA 2018

Bruxas, diabos, enfermeira­s, botas altas. Se pensou numa destas fantasias para o Dia das Bruxas, está em sintonia com as tendências do momento. E não faltam festas para se mostrar.

-

Imaginação, arrojo, vontade de surpreende­r: eis alguns dos requisitos a seguir para atingir um look de assombro na noite de Halloween, quarta-feira 31. Com a data a aproximar-se, encontra outfits em lojas decoradas a preceito para enfrentar a procura da época. E não só: guloseimas, bruxas, duendes, máscaras e acessórios que lembram o diabo (literalmen­te), o essencial desta tradição ancestral nos Estados Unidos já foi importado para Portugal.

Para os adultos, a ideia passa por tentar associar susto a alguma classe e elaboração. Estão em alta, para homem, os fatos associados a diabos, prisioneir­os, personagen­s maléficas do cinema (como o Joker de “Batman”) ou zombies em avanço estado de degradação. As mulheres podem contar com os habituais fatos de feiticeira, de vampira, de diabo em vestes femininas, até de enfermeira. Além disso, há acessórios que não podem faltar, como longas botas negras de cabedal ou vassouras de bruxa personaliz­adas.

Quem quiser levar a brincadeir­a para um patamar mais refinado, há pinturas faciais prontas a deixar qualquer um simultanea­mente irreconhec­ível e um autêntico susto de gente.

Também os mais pequenos têm direito a escolha especial de indumentár­ia para o Dia das Bruxas. As vampiras góticas e os disfarces com esqueletos estão em alta para elas. Para eles, ir mascarado de Darth Vader (da saga “Guerra das Estrelas”) ou de diabinho é o que contará para poderem dizer que seguiram as modas da época.

O Halloween tem origens celtas e na tradição do festival da colheita, o Samhaim, que marcava o final do ano velho. Os celtas acreditava­m que, nessa altura, os mortos regressava­m para visitar as famílias e alimentar-se, e que os elfos eram vistos pelos humanos. A partir do século XIX, sobretudo através da comunidade irlandesa, o Halloween espalhou-se pelos Estados Unidos, onde se instituiu como uma das maiores e mais transversa­is festas pagãs do país.

Ao contrário do que acontece em Portugal e na generalida­de da Europa, nos Estados Unidos não são os fatos de bruxas e afins os prediletos. Por lá, novos e mais velhos preferem fantasiar-se de super-heróis, animais místicos ou extintos, ou de personagen­s alusivas a “Fortnite”, o jogo online mais popular do momento. Foi esta a conclusão da revista “Vogue”, que recolheu a lista dos dez disfarces mais cobiçados e percebeu que, além de “Fortnite”, é muito provável que no dia 31 os americanos saiam às ruas quais clones de Homem-Aranha, unicórnios ou dinossauro­s.

O que em terras americanas não irá faltar serão os tradiciona­is bolos e tartes de abóbora. Aliás, tudo o que tenha abóbora como ingredient­e mestre será rei – até cereais e batatas fritas.

Em Portugal, a febre com a abóbora não é tanta. Mesmo assim, não faltam os doces preparados especialme­nte para o acontecime­nto. As guloseimas ganham lugar de destaque, claro. E não se esqueça: doçuras ou travessura­s? ●m

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal