Jornal de Notícias - Notícias Magazine

Plataforma gratuita dedicada a desenvolve­r competênci­as

Mastercare conta com especialis­tas que abordam tópicos na área da saúde física, mental e social de forma acessível.

- Zulay Costa POR

A Mastercare, uma plataforma gratuita dedicada à saúde mental e bem-estar, conta com vários especialis­tas para ajudar as pessoas a desenvolve­rem competênci­as, lidarem com dificuldad­es e tomarem melhores decisões. Lançada pela Medicare no início do mês, distingue-se pela abordagem integrada e facilidade de utilização, para se adaptar a quem tem pouco tempo livre.

A ideia é “democratiz­ar” o acesso a informação através de conteúdos que as pessoas podem “absorver de forma simples e acessível” para “tomarem melhores decisões”, explica Catarina Real, head of people & wellbeing na Medicare, sublinhand­o que esta nova ferramenta não substituiu cuidados médicos.

A plataforma, concebida em parceria com a startup Educa-te, abrange diversos tópicos, ligados à saúde física, mental e social, com conteúdos que incluem nutrição, exercício, sono, autoestima, stress, depressão, parentalid­ade e finanças pessoais, entre muitos outros. Estes conteúdos são desenvolvi­dos em workshops por mentores certificad­os, como Almeida Nunes, Iara Rodrigues, Luisa Mafei, Sophie Deram, Luciana Lopes e Mariana Abecasis.

São “temas que tocam o quotidiano, desde a gestão de finanças pessoais ao fortalecim­ento de relações interpesso­ais. Damos dicas práticas de exercícios, partilhamo­s conhecimen­tos sobre nutrição, ensinamos métodos para uma noite reparadora, abordamos a importânci­a do equilíbrio emocional com estratégia­s para lidar com a ansiedade e stress, incentivam­os práticas de autoestima e de autocuidad­o, sempre através de uma linguagem simples e acessível, para que cada pessoa possa aprender e aplicar muito suavemente no seu dia a dia”, especifica Catarina Real.

A plataforma, gratuita e de fácil acesso, está disponível em mastercare.pt e sob a forma de aplicação para telemóvel, bastando criar uma conta para aceder aos conteúdos. Foi lançada no início de abril e nas primeiras três semanas alcançou cerca de 10 mil inscrições.

A procura mostra a importânci­a da ferramenta. “As pessoas precisam deste tipo de conteúdos, mas não têm muito tempo para lhes dedicar”, diz Catarina Real, explicando que a plataforma tenta ir ao encontro dessa realidade. Os workshops têm “a duração máxima de uma hora, mas estão divididos. Podemos ouvir 10 minutos agora, 10 minutos mais tarde”. “Acreditamo­s que essa facilidade de encaixe no quotidiano é uma mais-valia, salienta Catarina Real”.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal