O Jogo

FC Porto negoceia com a Fosun

Chineses podem suceder à PT como patrocinad­ores doss dragões

- CARLOS GOUVEIA

Estágio voltará

a ser na Holanda

Mercado asiático é a solução para encontrar novos investidor­es para o futebol portista. PT termina ligação de dez anos aos dragões

As negociaçõe­s ainda não encerraram, mas estão adiantadas e um dos temas em análise é o nome do Estádio do Dragão que poderá também ser associado à empresa. Aposta no mercado asiático

A Fosun deverá ser a solução encontrada pelo FC Porto para patrocinar o clube nas próximas temporadas, sucedendo assim à PT, principal parceiro dos dragões nos últimos 10 anos. Antero Henrique, CEO do grupo FC Porto, já se deslocou mais do queuma vez àChina para assumir as negociaçõe­s diretament­e com Guo Guangchang, o responsáve­l máximo da empresa, faltando, ao queO JOGO apurou, definir alguns pormenores para que o acordo seja formalizad­o.Os valores, naturalmen­te, ainda não são conhecidos, mas o FC Porto espera conseguir números superiores aos 3,65 milhões anuais que recebia do antigo patrocinad­or.

Um dos assuntos que ainda estão em discussão prende-se com a possibilid­ade de a Fosun passar a integrar o nome do estádio portista, à semelhança do quea contececom­a BMGno museu – “Museu by BMG”. Neste caso, poderia passar a designar-se, por exemplo, como “Estádio do Dragão by Fosun”. Certo, pelo menos, é que o clube terá de renomear duas das bancadas que atualmente estão associadas a duas empresas da PT.

A saída de cena do gigante nacional de telecomuni­cações foi anunciada, precisamen­te, pelo FC Porto, em outubro de 2014. Fernando Gomes, administra­dor da SAD, revelou-a durante a apresentaç­ão dos resultados fi

nanceiros de2013/14, adian tandoqueo clube já estavaemca­mpo à procura de novas parcerias. O mercado asiático foi sempre a prioridade e hipóteses como as do turismo do Azerbaijão, a Samsung e a Huawei foram noticiados como possibilid­ades para as camisolas do FC Porto.

A aposta, porém, deve mesmo recair na Fosun, que entrouem Portugal no ano passado com a compra da companhia de seguros Fidelidade à Caixa Geral de Depósitos e a Espírito Santo Saúde através de uma oferta pública de aquisição (OPA); está ainda na corrida pelo Novo Banco.

Fundado em 1992, em Xangai, o grupo já investiu mais de 25 mil milhões de euros em aquisições de empresas no ramo da saúde, turismo, moda ebanca ,tantonos Estados Unidos como na Europa. De acordocom a revista “Forbes” a fortuna de Guangchang, presidente do conglomera­do, é a 25.ª maior da China.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal