O Jogo

Os pés deles nas mãos do mago

Tapete do recinto onde Portugal faz dois jogos é cuidado pelo homem que até no deserto faz crescer relva

- MÓNICA SANTOS

A Emirates Airlines tem um estádio em Londres, mas foi buscar a Hamilton Karl Johnson, que voltou do Dubai para tratar do Waikato Stadium para o Mundial de sub-20

Karl Johnson é uma espécie de Cristiano Ronaldo dos relvados, mas sem bola. A especialid­ade dele é mesmo fazer crescer a relva e, recentemen­te, a Emirates Airlines contratou para inventar tapetes verdes no Dubai o homem que preparou o Waikato Stadium para receber os jogos do Grupo C do Mundial de sub20 da Nova Zelândia.

Tem 44 anos e passou-os quase todos a trabalhar nos vários recintos públicos de Hamilton. A cidade plana, de casas de madeira envolvidas por pequenas zonas ajardinada­s, que cresceu na bacia fértil do rio Waikato, tem imensas zonas verdes para a prática desportiva, e no que respeita a estádios para competição a valer destacam-se o de râguebi e o de críquete, separados por poucas centenas de metros.

Ambos recebem, este ano, torneios mundiais, e foi esse desafio que a j udou Karl Johnson a decidir- se a regressar do Dubai, orgulhoso por ter deixado por lá “um tapete de críquete feito do nada, no deserto”. “Foi espantoso”, recorda.

De volta ao Waikato Stadium, casa dos Chiefs, na liga de râguebi, a mudança do desenho do tapete para as medidas da FIFA foi mais um “desafio” que o agarrou. “Usámos GPS e l aser para fazer as marcações rigorosame­nte como nos pediram”, co nt a , com t udo pr o nt o para o pontapé de saída e a contar os minutos para dar uma espreitade­la, via televisão, ao jogo de abertura do Mundial de sub - 20, o Nova Zelândia - Ucrânia. Não lhe interessa o futebol, mas quer “ver a relva”, claro, e certificar-se de que o país oferece tapetes de “nível mundial” ao torneio.

Com o tapete pronto, falta encher as bancadas do Waikato Stadium, e isso pode ser tão difícil como fazer crescer relva no deserto. “Fico contente por a minha responsabi­lidade ser apenas no relvado”, ri Karl Johnson, enquanto lembra, de novo, a “equipa fantástica” que trabalha com ele. Como qualquer craque.

Os responsáve­is da Seleção de Sub-20 ficaram encantados com o excelente relvado do Waikato Stadium

 ??  ?? Karl Johnson, um craque a fazer crescer a relva
Karl Johnson, um craque a fazer crescer a relva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal