O Jogo

Marcano volta e alivia defesa

Lopetegui viu o espanhol treinar sem limitações e não terá de “inventar” uma opção para o eixo da defesa

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Registo absoluto e de Artur Jorge: 24 jogos a ganhar

Com Maicon lesionado e Lichnovsky de fora da lista de inscritos na Champions, o treinador prepara-se para utilizar a dupla MarcanoInd­i pela nona vez. Nos oito jogos anteriores, o saldo é muito positivo

Depois de uma mãocheia de dias de alguma apreensão, face à possibilid­ade de ter apenas um central de raiz disponível para a receção ao MaccabiTel­avive, Julen Lopetegui recebeu a notícia pela qual tanto esperava: Marcano tem luz verde para avançar para o onze.O central passou a última semana entre o ginásio e o relvado, devido a um traumatism­o no tornozelo esquerdo, mas no treino de ontem não apresentou quaisquer vestígios do problema. Correu normalment­e ao lado dos companheir­os na volta inicial aos relvados do Olival e participou, sem limitações, nos exercícios com bola realizados durante os 15 minutos abertos à Comunicaçã­o Social.

Com Maicon (lesionado) e Lichnovsky (não foi inscrito) indisponív­eis, Danilo era a opção de recurso de Julen Lopetegui para o eixo da defesa, mas a recuperaçã­o de Marcano muda tudo.O treinador do FC Porto pode, desta forma, reeditar a dupla entre o espanhol e Bruno Martins Indi, que na última época chegou mesmo a realizar oito jogos e com um saldo positivo: cinco vitórias (Arouca, BATE Borisov, Rio Ave, Arouca e Estoril), dois empates (Sporting e Braga) e somente uma derrota (Benfica). Esta temporada, porém, Lopeteguit­em optado pormexer o mínimo possível no sector mais recuado. Por isso, os dois centrais só foram parceiros no jogo-treino com o Fa- malicão, na recente paragem das competiçõe­s para os compromiss­os das seleções nacionais, que terminou empatado a um.

Até Maicon sofrer uma rotura muscular na coxa esquerda, na receção ao Belenenses, só por uma vez Lopetegui havia desfeito a dupla de centrais. Curiosamen­te, havia sido logo na primeira jornada da Liga dos Campeões, frente ao Dínamo de Kiev. Marcano encontrava-se castigado, por ter sido expulso comoBayern Munique em 2014/15, e ao lado do brasileiro alinhou Indi, que na jornada seguinte, com o Chelsea, foi desviado para o co esquerdo com o regresso do espanhol. Agora, cabelhes proteger a baliza de Casillas para continuar a ganhar.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal