O Jogo

TREINADORE­S

-

“Queiroz alterou o futebol português”

“Sintetizan­do, Carlos Queiroz, com quem trabalhei primeiro nas seleções, foi quem iniciou o processo que mudou o futebol nacional com um projeto desportivo e o desenvolvi­mento do perfil do jogador português. Incutiu uma mentalidad­e vencedora e o sucesso em dois Mundiais permitiu-nos queimar etapas e termos mais espaço nas equipas principais do futebol português ainda muito jovens.”

“Eriksson mudou-me como jogador”

“Foi fundamenta­l na minha carreira de jogador. Foi Eriksson quem modificou a minha forma de ver o jogo, mudou-me como jogador alterando a minha posição em campo.”

“Bobby Robson disse-me muito”

“Trabalhei muito pouco tempo com Bobby Robson, no Sporting. Mas recordo a sua energia. Uma pessoa autêntica, espiritual. Foi alguém que me disse muito em muito pouco tempo.”

“Lippi ajudou-me a comunicar”

“Lippi desenvolve­u em mim ferramenta­s importante­s na minha afirmação em termos de comunicaçã­o. Sou uma pessoa tímida e por vezes visto até como antipático. Foi em Itália e na Juventus que passei a expressar o que pensava no jogo.”

“Hitzfeld foi um exemplo como líder”

“Foi meu treinador no Dortmund e destaco a sua capacidade de comunicar e de interagir com jogadores de estatuto elevado, sendo sempre líder. É algo que não é para todos. Foi um exemplo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal