O Jogo

“A PIOR DERROTA DA TEMPORADA”

João Sousa não disfarçou o desconfort­o e alguma saturação, perdendo com Daniel Gimeno na primeira eliminatór­ia de Moscovo

- MANUEL PEREZ

Não está a ser fácil a reta

da época para o minhoto. Voltou à Rússia, após ter sido vice-campeão em São Petersburg­o, mas em Moscovo ontem pela ronda inaugural, revelando vários sinais de desgaste

nal

ficou

J á vai muito l onga a temporada de João Sousa no circuito profission­al. Para trás ficam algumas das melhores exibições da carreira e, em termos de regularida­de exibiciona­l e nível de jogo, esta é a melhor época, traduzida, por exemplo, na presença em três finais, cinco vitórias sobre jogadores do top 30 e menos derrotas em primeiras rondas (14 em 30 torneios) relativame­nte ao ano passado (21 em 34).

Frente a Daniel GimenoTrav­er (95.º mundial), perdeu, por 6-7 (2/7), 6-4 e 5-7, após 2h11 daquela que, a O JOGO, considerou “a pior derrota de toda a temporada”. Na origem do desaire diante de um jogador de 30 anos que nunca esteve na l inha da frente da armada espanhola estarão vários fatores. E João Sousa aponta logo um: “É uma derrota que custa a digerir e acho que tenho um nível superior ao dele [Gimeno].” Qual a razão para o insucesso? “Poderá ter a ver com uma certa saturação nesta fase. Faltam poucos torneios, joguei vários este ano e nem sempre é fácil estar bem em todos.”

O valenciano, que perdera 16 dos últimos 19 encontros, festejou efusivamen­te, rasgando a camisola, gesto que traduz o impacto do seu sucesso, enquanto Sousa cometeu alguns pecados em momentos-chave. No tiebreak, não ganhou qualquer ponto quando serviu; no set decisivo, teve ponto de break para 6-5 e foi o adversário que obteve o único break, cirúrgico, no 12.º jogo (5-7). Para além disto, num court secundário, sem revisão eletrónica, sentiu-se prejudicad­o pela arbitragem. Do irlandês Fergus Murphy, a quem no final não apertou a mão, leva que contar: “Teve um dia muito mau e fiz questão de dizer que me deixou marcado, por não ter estado ao nível de um encontro ATP.” “O meu nível de jogo foi fraco e o adversário limitou-se a aproveitar” “É uma derrota que custa a digerir, pois acho que tenho um nível superior ao dele [Gimeno], mas poderá ter a ver com uma certa saturação nesta fase da época”

João Sousa

45.º do ranking ATP

 ??  ?? João Sousa chegou cansado a Moscovo e sofreu uma derrota inesperada
João Sousa chegou cansado a Moscovo e sofreu uma derrota inesperada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal