O Jogo

Segundo dérbi do ex-central

Cinco anos depois, Carlos Xistra volta a dirigir um Benfica-Sporting

- MELO ROSA

Árbitro internacio­nal de Castelo Branco foi jogador nas camadas jovens do Covilhã e da AD Estação e viu alguns vermelhos durante uma carreira que terminou nos juniores

C ar losXistraé­oes colhido pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o segundo clássico deste campeonato. Internacio­nal de Castelo Branco, Carlos Xistra vai regressar à Luz mais de cinco anos depois de ali ter arbitrado um jogo entre os rivais de Lisboa. No encontro disputado a 19 de setembro de 2010, o Benfica ganhou por 2-0, com golos de Cardozo. Atendendo a que Soares Dias dirigiu o primeiro clássico da temporada – oFC Porto-Benfica no Dragão – e Jorge Sousa não voltou a ser nomeado em Portugal após a lesão (não obstante, ontem dirigiu o BATEBarcel­ona), a nomeação de Carlos Xistra é considerad­a a mais lógica pelos especialis­tas em arbitragem de O JOGO. Pela experiênci­a, pelo momento deforma e também porque não há muitas alternativ­as.

Com 41 anos, Xistra ficou na época passada num modesto 13.º lugar depois de ter dirigido 17 jogos na I Liga, nos quais mostrou 87 amarelos, dez vermelhos (oito por acumulação) e assinalou quatro penáltis.

Com origens enraizadas no futebol, Carlos Xistra começou a carreira de jogador nos infantis do Covilhã, passando posteriorm­ente pela AD Estação, onde chegou à equipa de juniores. Sem grande futuro como futebolist­a (era central) e contrarian­do o comportame­nto que tinha para com os árbitros (foi expulso algumas vezes), optou pela atividade que tanto contestava, chegando a internacio­nal e ocupando pontualmen­te posições cimeiras na classifica­ção anual.

 ??  ?? Carlos Xistra será o dono do apito, domingo, na Luz
Carlos Xistra será o dono do apito, domingo, na Luz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal