O Jogo

Um Tour de montanhas à medida dos favoritos

Três etapas inéditas nas cercanias do monte Branco são a novidade de uma Volta a França que arrancará a 2 de julho de 2016 e voltará a ter vários portuguese­s

- JOÃO SANTOS

Regresso das bonificaçõ­es, dois contrarrel­ógios – um deles em cronoescal­ada – e etapas dos Alpes, já depois do Maciço Central e dos Pirenéus, são condimento­s de um Tour definido como sendo “para trepadores”

É uma volta a França recheada de novidades, aquela que foi apresentad­a em Paris e que irá para a estrada de 2 de julho de 2016, do Mont-Saint Michel, Normandia, até 24, nos Campos Elísios. No sentido contrário aos ponteiros do relógio, a corrida rumará a sul pelo Maciço Central, subirá aos Pirenéus para os clássicos Tourmalet e Peyresourd­e, a par dos “modernos” Hourquette d’Ancizan e Azet, e festejará o feriado nacional francês (14 de julho) com a subida ao Mont Ventoux. No dia seguinte, há contrarrel­ógio de 37 quilómetro­s e novo ciclo de altitude com o monte Branco no horizonte e que irá durar até às portas de Paris e no qual se estreiam subidas como Finhaut-Emosson, la Forclaz de Queige e Bisanne, entremeada­s por uma cronoescal­ada após mais de 10 anos de ausência.

“É um Tour para trepador e s ”, g a r a nte Christ i a n Prudhomme, diretor da prova que terá nove etapas de montanha – quatro com final em alto – de um cardápio de 28 subidas. E o britânicoC­hris Froome (Sky), vencedor em

Chris Froome

Alberto Contador título,confirma:“Éumagran- de corrida. Desafia-nos em todos os aspectos: nos contrarrel­ógios, nas montanhas e até nas descidas mais técnicas. É um percurso que me favorece bem mais do que o anterior.” De regresso na 103.ª edição, após sete anos, estão as bonificaçõ­es no final das etapas, com 10, 6 e 4 segundos a serem atribuídos aos três primeiros.

O próximo Tour ainda está longe, mas serão previsívei­s as presenças de Rui Costa, líder da Lampre, Nélson Oliveira (Movistar), Tiago Machado (Katusha) e André Cardoso (Cannondale), estes trabalhand­o para as suas equipas.

“É um percurso que me favorece bem mais do que o anterior” “Há montanha todas as semanas. É um Tour para trepadores? Sim!”

 ??  ?? Christian Prudhomme revelou o Tour que decorrerá de 2 a 24 de julho de 2016
Christian Prudhomme revelou o Tour que decorrerá de 2 a 24 de julho de 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal