O Jogo

Requeixo espera receita inédita

Pequena localidade prepara-se para receber o Beira-Mar e antevê lucros extraordin­ários

- JORGE MAIA VALENTE

A modesta povoação nunca viveu semana tão agitada. O campo recebeu obras para acolher mais de dois mil adeptos. Ingressos, rifas e bares vão ajudar a “forrar” cofres vazios

Aveiro vive sábado o primeiro “dérbi” entre os dois emblemas do concelho.A queda do Beira-Mar aos “distritais” proporcion­a o embate com a AD Requeixo, jovem coletivida­de da Lagoa da Pateira, fundada numa ponta do concelho, em 1974, com cento e quarenta sócios. “Alguns andam doentes esta semana porque são sócios dos dois clubes”, diz Hélder Ribeiro, jovem presidente do Requeixo, de 42 anos, que ainda há um vestia a camisola do clube. “Conseguimo­s melhorar o piso de circulação dos adeptos, aplicando “bolacha”, e arranjámos mais espaço para enchermos o campo. Qual é a lotação? Ninguém sabe porque este campo nunca encheu. Mas acho que em segurança, conseguimo­s alojar 2500 adeptos.”

Cinco mil euros, só para inscrever a equipa no “distrital”, “é uma verba elevadíssi­ma” e que o clube “tenta recuperar ao longo da época”. É uma das despesas maiores do Requeixo, que a visita do Beira-Mar vai ajudar a atenuar. “Colocamos ingressos de 3,5 euros para o público e vamos ter umas rifas para sortear um leitão no fim do jogo no valor de 1,5 euro. Ninguém é obrigado a comprar mas é uma forma de ajudar o clube que vive sem apoios institucio­nais. Os nossos sócios também pagam uma moeda porque será “Dia do Clube”, que acontece uma vez por ano.”

Não vão faltar “comes e bebes” nos bares, alguns criados especialme­nte para sábado. “Temos de aproveitar este jogo. O Beira-Mar tem enchido os campos por onde passa. Não é deste campeonato, e espero que consiga reerguer-se. Mas já que vamos jogar com eles, que seja uma festa e a casa se encha!”, desejou o presidente.

E a motivação está no pico. É que a AD Requeixo vem de uma surpreende­nte vitória (3-1) no terreno do então líder Oiã. No “distrital” aveirense, a “estória” do último ganhar ao primeiro foi feita pelo Requeixo. “Agora, o Beira-Mar está de sobreaviso”, diz entre sorrisos o líder da equipa da Lagoa da Pateira, que ocupa o último lugar do “distrital” da II Divisão da AF Aveiro (Série B), com uma vitória, um empate e oito derrotas.

“Alguns andam doentes esta semana porque são sócios dos dois clubes” “O Beira Mar não é deste campeonato e espero que consiga reerguerse, mas, já que vamos jogar com eles, que seja uma festa e a casa se encha!” Hélder Ribeiro Presidente do Requeixo

 ??  ?? Hélder Ribeiro preside o Requeixo, onde também foi jogador
Hélder Ribeiro preside o Requeixo, onde também foi jogador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal