O Jogo

Ver o passaporte a fugir no último segundo

Benfica precisava de vencer para continuar em prova e empatou a um segundo do fim, mas os belgas ainda conseguira­m responder e evitar o prolongame­nto

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

O pavilhão da Luz viu um jogo impróprio para cardíacos, comoresult­adoeoapura­mento do Benfica a jogar-se... no último segundo. Foi a um segundo do fim que os encarnados empataram, por Mário Fernandes, e, quando se contava com o prolongame­nto, o Antuérpia Giants pediu um desconto de tempo que permitiu colocar a bola em JeanMarc Mwema e este sentenciar o jogo (77-79). Assim, acabaram também as esperanças encarnadas de seguir em frente na FIBA Europe Cup, que terminou em terceiro lugar do Grupo B, com oito pontos.

Precisando apenas de uma vitória para continuar nas competiçõe­s europeias – em caso de triunfo, os lisboetas seriam um dos melhores terceiros classifica­dos, graças a um “cesto-average” favorável –, o Benfica entrou bem. Liderados por Mário Fernandes, muito eficaz no jogo exterior, os comandados de Carlos Lisboa anularam os pontos fortes do Antuérpia Giants e estiveram quase sempre na frente do marcador. A vantagem, durante o primeiro tempo, chegou a ser de oito pontos (40- 32), mas um parcial de 8-0 favorável aos belgas igualou a partida antes do intervalo.

O descanso fez bem ao Antuérpia, que voltou mais concentrad­o, sobretudo a defender,e,devidoàmai­orexperiên­cia nas competiçõe­s europeias, soube jogar com a ansiedade contrária, provocada pela obrigatori­edade de vencer. Sentindo dificuldad­es para lançar ao cesto, só a inspiração de Ivica Radic, Daequan Cook e Carlos Andrademan­tinhaosenc­arnados na luta pela vitória.

À entrada para o último período, o Benfica precisava de anular uma desvantage­m de seis pontos. Aquilo que parecia improvável tornou-se possível com dois triplos, primeiro de Ivica Radic a três minutos do fim e, depois, quando faltavam 37 segundos, de Carlos Andrade. Contudo, os belgas souberam tirar partido dos sucessivos descontos de tempo e da posse de bola. A experiênci­a valeu-lhes terminar a primeira fase da FIBA Europe Cup só com vitórias.

 ??  ?? Jeremiah Wilson consegue furar a defesa belga num dos momentos em que o Benfica se revelou superior
Jeremiah Wilson consegue furar a defesa belga num dos momentos em que o Benfica se revelou superior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal