O Jogo

“COATES É O MELHOR CENTRAL DA LIGA”

Huddersfie­ld tenta levar Gauld

- FEDERICO DEL RIO MÁRIO DUARTE

Fucile percebe urgência dos leões em segurar o uruguaio

Qualidade do central que prolongou por mais uma época a sua ligação ao emblema de Alvalade justifica por si só a medida, defende o lateral que atesta a segurança que o leão transmite ao sector

Mesmo estando na concentraç­ão para o jogo que ontem disputou a contar para a Taça Libertador­es, defrontand­o o Boca Juniors, em Montevideu, pelo Nacional onde “nasceu” Coates – central que acabou de prolongar a sua ligação ao Sporting, acertando o empréstimo do Sunderland por mais uma época –, Fucile não se escusou a pronunciar-se a O JOGO sobre o seu companheir­o na seleção do Uruguai. Conhecedor da Liga portuguesa, onde competiu por sete épocas, ao serviço do FC Porto, e do central de 1,96 m que se assumiu como patrão da defesa dos leões logo à chegada a Alvalade, no fim de janeiro, o camisola 4 do Nacional não vacila perante o desafio de avaliar o 13 do Sporting, nem a decisão de os leões terem avançado para o prolongame­nto da estada de Coates no clube.

“O Sebastián é o melhor central da Liga portuguesa. É um jogador com nível de seleção. Por isso, não me surpreende que o Sporting tenha assegurado que o iria manter no seu plantel. Nestes meses em que represento­u o Sporting, jogando com regularida­de, demonstrou todas as suas capacidade­s futebolíst­icas”, começou por referir Fucile, antes de passar a concretiza­r: “É um jogador com muita personalid­ade e grandes qualidades técnicas. Transmite muita segurança a quem joga ao seu lado, sobretudo no jogo aéreo.”

Já o próprio Sebastián Coates, em entrevista ao jornal do clube, pronunciou-se sobre as razões que o levaram a decidir-se por continuar em Alvalade, assim como as aspirações pessoais e coletivas, além tecer consideraç­ões sobre as premissas táticas do técnico Jorge Jesus. “Não foi só isso, mas a Liga dos Campeões foi uma razão muito importante para a minha decisão de permanecer. Nem todos os clubes lá jogam, nem todos os jogadores têm a possibilid­ade de jogar essa competição. Felizmente, estaremos lá no próximo ano e será muito bom jogar na Champions”, referiu o central uruguaio que, mesmo estando a competir no Velho Continente há cinco temporadas contas apenas com três jogos na Liga Europa, em 2012/13, pelo Liverpool, e vai estrear-se na Liga dos Cam-

“Transmite muita segurança a quem joga ao seu lado, sobretudo no jogo aéreo”

Fucile

Internacio­nal uruguaio “Todos os jogadores sonham jogar num clube onde se lute por títulos”

Sebastián Coates

Jogador do Sporting

peões de leão ao peito em 2016/17. ” “Todos os jogadores sonham jogar num clube onde se lute por títulos, com objetivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuaçã­o”, lançou o camisola 13 dos leões cedido até 2017 pelo Sunderland, que luta por manter-se no principal escalão do futebol inglês.

Abordando vertentes mais técnicas e táticas, o central de 1,96 m esclareceu, quando desafiado a pronunciar-se sobre a sua capacidade de construção de jogo a partir da defesa, seja a sair com bola ou com lançamento­s em profundida­de para o ataque: “Pessoalmen­te, a minha primeira função é a de defender, mas se puder ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei. É sempre bom ter essas ambições e essa pressão positiva de ter de ganhar todos os jogos. Isso também facilita na hora de jogar, não só para mim, como para toda a equipa.” Focando a análise ao trabalho, métodos e princípios de jogo que encontrou em Alvalade, ao ser orientado por Jorge Jesus, Coates não fugiu ao tema. “Acho que se preocupa muito com o que é defensivam­ente a equipa. Logicament­e que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadore­s o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença. No meu caso, que cheguei em janeiro, tentou que aprendesse o mais rápido possível e que todos entendêsse­mos o que ele pede e o que é preciso para que a equipa ganhe”, atirou o central uruguaio, que fará o seu 14.º jogo pelos leões em Braga, na derradeira jornada de 2015/16, a partir das 17h00 deste domingo.

 ??  ??
 ??  ?? FUCILE, EX-LATERAL DO FC PORTO, AINDA A 30 DE MARÇO DEFRONTOU O PERU AO LADO DO CENTRAL DOS
LEÕES
FUCILE, EX-LATERAL DO FC PORTO, AINDA A 30 DE MARÇO DEFRONTOU O PERU AO LADO DO CENTRAL DOS LEÕES
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal