O Jogo

Fonseca assina pelo Shakhtar

Acordo com o vice-campeão ucraniano oficializa­do depois da Taça

- MANUEL CASACA PEDRO MARQUES COSTA

O treinador vai substituir Mircea Lucescu no banco do Shakhtar já na próxima época. O acordo está fechado e Paulo Fonseca despede-se do Braga na final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto

Tal como O JOGO escreveu há duas semanas, Paulo Fonseca vai deixar o comando técnico do Braga no final da temporada. Na altura faltava apenas definir o próximo clube do ainda treinador dos arsenalist­as, que, sabe-se agora, será o Shakhtar Donetsk, vice-campeão ucraniano. Ao longo dos últimos meses foram várias as propostas que Paulo Fonseca recebeu, algumas delas bem mais vantajosas do ponto de vista financeiro – uma, milionária, do Dubai, por exemplo –, mas a escolha acabou por recair no clube ucraniano por lhe dar a oportunida­de de continuar a lutar pela conquista de títulos, algo que se enquadra no projeto desportivo que o treinador desenhou para a carreira.

Paulo Fonseca vai substituir o romeno Mircea Lucescu, que, segundo assumiu esta semana o seu empresário, Arkadi Zaporozhan­u, está de saída do clube que represento­u durante os últimos 12 anos, encontrand­o-se mesmo em negociaçõe­s adiantadas com o Zenit para suceder a André Villas-Boas.

O acordo só será oficializa­do depois da final da Taça de Portugal, que se jogará este domingo no Jamor, até porque o Shakhtar Donetsk também vai discutir este fim de semana a conquista da Taça da Ucrânia, frente ao Zorya. Na próxima época, Paulo Fonseca terá como principal objetivo a conquista do campeonato, título queo Shakhtarde­ixou escapar para o Dínamo Kiev nos últimos dois anos.

Apesar dos recentes desmentido­s públicos, António Salvador tem conhecimen­to da saída do treinador, estando desde já a estudar alternativ­as para suceder a Paulo Fonseca. Pedro Martins, que já anunciou a saída do Rio Ave, e Nuno Espírito Santo, ex-treinador do Valência, são as possibilid­ades mais fortes neste momento.

Paulo Fonseca ainda tinha mais um ano de ligação ao Braga, mas a ausência de uma cláusula de rescisão faz com que a SAD arsenalist­a tenha direito a receber a verba referente ao valor do contrato do treinador ainda por cumprir.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal