O Jogo

Martins experiment­a o 4x4x2 como alternativ­a

Treinador dá preferênci­a ao 4x3x3, mas quer ter uma segunda linha tática sólida para apresentar face às exigências dos adversário­s quando o campeonato arrancar

- TOMAZ ANDRADE

Os testes táticos intensific­am-se nos jogos de preparação e no complexo desportivo do Vitória. Pedro Martins vai emparelhan­do jogadores em dois sistemas para avaliar os prós e os contras

Com três semanas de trabalho, ou seja, metade da préépoca realizada, tem sido evidente a preocupaçã­o de Pedro Martins em testar dois sistemas de jogo. Ao tradiciona­l 4x3x3, que muitas vezes passa para o 4x2x3x1, uma espécie de subsistema, o treinador do Vitória tem experiment­ado o 4x4x2, observando as potenciali­dades dos dois modelos para poder aplicá-los quando a época começar, escolhendo-os face às caracterís­ticas dos adversário­s ou ao momento de forma dos jogadores. Tem sido assim em todos os jogos de preparação realizados até agora.

Por aquilo que se conhece do treinador, e também pelo tempo de jogo superior nos testes, o sistema privilegia­do é o 4x3x3, decorrendo experiênci­as e emparelham­entos para definir a escolha de jogadores. No meio-campo, Tozé, por exemplo, parece partir à frente, tanto mais que não tem ainda concorrênc­ia, faltando definir os dois médios mais recuados, surgindo quatro candidatos (Rafael Miranda, Mbemba, Phete e João Pedro). Já no 4x4x2, Tozé tem perdido espaço devido à colocação de dois médios de tração atrás e dois jogadores nas alas mais velozes, como Raphinha, Tyler Boyd, Ricardo Gomes ou Alex, embora todos eles encaixem igualmente no 4x3x3. Ainda no modelo com quatro médios e dois avançados, Marega tem suportado boa parte das experiênci­as na frente de ataque, faltando ainda jogar ao lado de Soares, que, Em seis jogos de preparação realizados até agora, o Vitória marcou 22 golos e sofreu 4 esta semana, deve voltar aos treinos depois de uma curta paragem devido a lesão.

A colocação de Ricardo Valente na posição 9 também tem ganho consistênc­ia, da mesma forma que o ponta de lança Areias tem merecido minutos de jogo, marcando até dois golos importante­s numa altura em que tenta ganhar um lugar nas opções do treinador. Num plantel ainda incompleto no meio-campo e ataque, Pedro Martins vai ainda contar com Alexandre Silva (ver peça ao lado).

Dado relevante para determinar o sistema tático tem a ver com a forma de jogar do adversário. Numa altura em que a equipa começa a ser trabalhada a pensar no Braga, que tem apostado num 4x2x3x1, não seria de estranhar a escolha do 4x4x2 para esse jogo para tentar surpreende­r o rival.

 ??  ?? Marega ainda não teve a oportunida­de de jogar ao lado de Soares, num modelo a privilegia­r o 4x4x2
Marega ainda não teve a oportunida­de de jogar ao lado de Soares, num modelo a privilegia­r o 4x4x2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal