O Jogo

Número um coroado na melhor das etapas

O belga Frédéric Caudron reforçou liderança do ranking mundial, ao vencer no Dragão Caixa mais um torneio da Taça do Mundo às três tabelas

- MANUEL PEREZ

Os elogios à qualidade organizati­va do FC Porto voltaram a sair “vencedores”, mas na mesa de pano azul o mais eficaz foi o melhor jogador da atualidade, que repetiu o título obtido na edição de 2010

Não deslumbra pelos grandes salões decorados com belos lustres, nem se joga num hotel de cinco estrelas, como acontece noutras etapas. A Taça do Mundo, que o FC Porto organizou pela 12.ª vez, está no topo das preferênci­as dos melhores executante­s da variante às três tabelas. Por, pelo menos, quatro boas razões: qualidade organizati­va, hospitalid­ade, elevado nível competitiv­o e pavilhão multidespo­rtivo (Dragão Caixa) que se transforma e embeleza, criando um ambiente único.

Para além destes condimento­s, a prova portuense teve o condão de eleger o belga Frédéric Caudron, de 48 anos, natural de Mons, que para além de um virtuoso – também eminente noutras vertentes do bilhar –é o número um do ranking da União Mundial de Bilhar desde 22 de maio, ou seja, desde a interrupçã­o do reinado de um ano e duas semanas do sueco Torbjorn Blomdahl.

Para se sagrar vencedor, pela terceira vez nas últimas cinco etapas World Tour, o antigo

“Mentalment­e estou no melhor momento da carreira e a subir de rendimento” Frédéric Caudron Campeão da Porto World Cup

campeão mundial e europeu bateu na final de ontem o grego Nicos Polychrono­poulos (12.º do ranking no início do evento; 7.º no final), por 40-25 (16 entradas). Um triunfo cuja chave esteve na “cavalgada” de dez carambolas seguidas (13-3 para 23-3), antes do intervalo, selando aí boa parte do título e, mais do que isso, elevando ainda mais os níveis de confiança. A qualidade competitiv­a e o alargado leque de favoritos ficou comprovada nos números: nos quartos de final, Caudron só venceu o sulcoreano Sung-Won Choi por tangencial 40-39!

 ??  ?? Caudron, vestido com as cores belgas, venceu pela 17ª vez, segunda no Porto
Caudron, vestido com as cores belgas, venceu pela 17ª vez, segunda no Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal