O Jogo

“Atenção ao posicionam­ento”

-

1 Que dificuldad­es se podem antever quando é necessário adaptar um médio mais ofensivo às funções de trinco?

—Os médios-ofensivos adaptados têm tendência para perder facilmente o posicionam­ento. Estão habituados a subir no terreno e é muito fácil perder essa noção, como tal precisará de ter muita atenção a isso. À frente da defesa, Evandro não poderá envolver-se tantas vezes em termos ofensivos, porque tem outras responsabi­lidades, principalm­ente a defender. Na saída de bola, tratando-se de um médio-ofensivo, penso que tecnicamen­te não será um problema para ele, mas terá de sair com critério essencialm­ente.

2 O que é que tem de ser levado em conta?

—Tratando-se de uma zona fulcral numa equipa, penso que terá de trabalhar mais as movimentaç­ões de cobertura e saída à pressão, para aprender a calcular os melhores tempos para executar isso em campo. É essencial para ele recuperar a bola rapidament­e e relançar a equipa, mas isso só com treino e jogos é que se ganha. Portanto, é uma questão de ele trabalhar bem isso.

3 Não era mais fácil com um defesa-central?

—Em termos de dinâmica, penso que um jogador do meio-campo traz outra dinâmica. Por outro lado, com um defesa-central a verdade é que a adaptação me parece mais benéfica em termos de posicionam­ento. Agora, tratando-se de uma equipa ao nível do FC Porto, que normalment­e tem a iniciativa do jogo, um médio preenche melhor essa situação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal