O Jogo

PRODÍGIO DOS BÊS SEGURO POR M€ 20

PRECOCE Bruno Jordão destaca-se pela juventude e pelo talento. Com apenas 16 anos, disputou 24 jogos pelos seniores do Leiria em 2015/16

- PEDRO ROCHA

SAD deposita grandes esperanças no extremo cujo passe custou 150 mil euros. Após ter cumprido testes no Benfica, assinou um contrato profission­al válido por cinco épocas com os minhotos

Tem cara de miúdo, a condizer

coma idade (17 anos ), mas já se situa entre os profission­ais mais caros do Braga. Chama-se Bruno Jordão e está blindado por uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, depois de ter sido contratado ao Leiria no fim da época passada, a troco de 150 mil euros, para jogar pela equipa B. Isso mesmo, saltou o escalão de juniores, tal como fez nos juvenis ainda no Leiria, estreando-se com apenas 16 anos pela equipa sénior para nunca mais sair, terminando a época passada com 24 jogos disputados e quatro golos marcados no Campeonato de Portugal, Série F. À primeira oportunida­de, aSA D do Braga entrou em campo e amarrou o ala/médio-ofensivo do Leiria, que já havia prestado provas no Benfica, através de um contrato profission­al válido para as próximas cinco épocas. O entusiasmo é grande em redor do jogador e os responsáve­is bracarense­s acreditam que poderá tornar-se, a breve trecho, numa “bomba” irresistív­el para clubes endinheira­dos, como se verificou com os exarsenali­stas Pizzi ou Gil Dias, entre outros.

Com grande talento e de estatura elevada (mede 1,80), Bruno Jordão prima por andar sempre um pouco à frente no tempo e, por isso, não espantou que a primeira internacio­nalização pela Seleção Nacional em sub-18 (agora, soma quatro) acontecess­e aos 16 anos, quando já era uma certeza na equipa comandada por Jorge Casquilha. “Quando construímo­s o plantel para 2015/16, já fazia parte dos nossos planos, porque na época anterior treinava habitualme­nte connosco, então com 15 anos. Parecia ser uma aposta arriscada, mas já tinha grande maturidade e qualidade futebolíst­ica. Não há idades para se jogar ao mais alto nível”, sustenta o treinador, dando conta de um jogador “tranquilo” na estreia pelos seniores. “Tem uma personalid­ade forte”, recorda.

Atento aos primeiros passos de Bruno Jordão nos bês do Braga, Casquilha já percebeu que tem atuado como extremo, uma posição que experiment­ava muito pontualmen­te no Leiria. “Acho que rende mais como 8 por ter boa compleição física, grande qualidade com bola e aparecer na zona de finalizaçã­o, como quarto homem de área”, explica o técnico, certo de que o atacante português tem tudo para “seguir as pisadas” de Rafa. “Tem grande ambição e humildade. São caracterís­ticas dos grandes jogadores”, certifica.

“Parecia ser uma aposta arriscada, mas sempre teve grande maturidade e qualidade”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal