O Jogo

Jordan dá milhões a negros e polícias

Antiga estrela da NBA falou pela primeira vez sobre a crescente onda de violência racista, que conhece bem de mais Michael Jordan manifestou-se enquanto americano negro, pai que perdeu um pai vítima de violência, mas também contra os assassinat­os cobardes

- RUI GUIMARÃES

Tendo feito duas doações, de um milhão de dólares cada, à Associação Internacio­nal de Chefes de Polícia e ao Fundo Legal de Defesa e Educação (organizaçã­o de assistênci­a a pobres afro-americanos e que luta pelos direitos civis), Michael Jordan usou a plataforma “The Undefeated” para se pronunciar sobre os conflitos raciais que têm assolado os Estados Unidos. “Como americano orgulhoso, pai que perdeu o seu próprio pai num ato de violência sem sentido, e homem negro, estou muito preocupado com as mortes de afroameric­anos às mãos da polícia e zangado com os assassinat­os cobardes cheios de ódio de polícias em serviço. Comparto luto com as famílias que perderam os seus entes queridos, já que conheço demasiado bem esse sentimento.”

Michael Jordan diz também que foi “ensinado a amar e respeitar as pessoas, independen­temente da raça ou origem”. “Por isso estou muito triste e frustrado pela retórica divisionis­ta e as ten- sões raciais que parecem piorar nos últimos tempos”, disse. “Eu sei que este país é melhor do que isso e não posso continuar em silêncio. Precisamos encontrar soluções que garantam que as pessoas de cor tenham igualdade de tratamento e que os oficiais da polícia, que colocam a vida em risco para proteger todas as pessoas, sejam respeitado­s e apoiados.”

Desenvolve­ndo o tema, Jordan admitiu que também entre negros pode haver diferenças de tratamento que têm de ser ultrapassa­das. “Tenho o maior respeito pelo sacrifício e serviço da polícia e reconheço que muitas pessoas de cor têm experiênci­as com a aplicação da lei diferente das que eu tenho. Por isso decidi falar, na esperança de que nos possamos unir como americanos e, através do diálogo pacífico e da educação, conseguir uma mudança construtiv­a.”

 ??  ?? Michael Jordan apelou ao fim dos conflitos raciais
Michael Jordan apelou ao fim dos conflitos raciais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal