O Jogo

ANDRÉ SILVA E OTÁVIO NO TOPO

ESTÁGIO O ponta de lança e o médio, feito extremo, foram os que mais brilharam. Um marcou, o outro construiu

- Textos ANTÓNIO M. SOARES Fotos LEONEL DE CASTRO

Os trabalhos na Alemanha tiveram vencedores, eventualme­nte também vencidos, e sobretudo adaptados. A defesa levanta dúvidas e o ataque descobriu um tridente Quatro jogos que se saldam em duas vitórias, um empate e uma derrota resumem um estágio positivo, mas não escondem que este FC Porto ainda está longe de correspond­er às exigências de Nuno Espírito Santo. O treinador marcou os 12 dias na Alemanha pela quantidade de experiênci­as e preocupaçã­o em dar ritmo competitiv­o a todos. A ideia é encontrar a melhor fórmula para construir rapidament­e uma equipa para o presente e para o futuro. André Silva e Otávio regressam a casa como destaques naturais. O ponta de lança fez três golos (só não marcou na única derrota, com o PSV), bateu Aboubakar em toda a linha e vai dando razão à aposta que se pede. Otávio, pela excelente adaptação à esquerda e pelas soluções que oferece, foi a revelação.

De forma coletiva, aquilo que se viu foram pedaços dessa fórmula a aparecerem aqui e ali. Há um projeto, alguns esboços, elementos que sobressaem no coletivo, mas outros que ainda não encaixam. Mas vamos por partes.

Defesa ainda à procura de um patrão

A defesa continua permeável e a cometer erros individuai­s compromete­dores. Felipe ficou marcado por isso. O reforço brasileiro para o eixo da defesa não mostrou ainda as razões pelas quais foi escolhido pela SAD. O ganho de rotinas defensivas pode ajudar no futuro, mas é preciso erradicar, de vez, os erros individuai­s. Já o outro reforço do sector, Alex Telles, deixou boas indicações,prometendo­aLayún muita luta pela titularida­de do lado esquerdo. Alex mostrou capacidade defensiva e de incursão no ataque, para cruzar com perigo. Maxi Pereira, Marcano, Chidozie e Diego Reyes são os defesas que já se conheciam. O uruguaio ainda não tem a forma física ideal, o espanhol não disfarça o nervosismo com a bola nos pés, Chidozie continua a cometer alguns pecados de juventude e Diego Reyes, ainda que sem compromete­r, não joga ao nível do potencial que tem. Varela está adaptado a lateral-direito e vai disfarçand­o quando ataca. Na baliza, Casillas mostrou, contra o Leverkusen, que entre os postes continua a ser dos melhores, mas o Vitesse sublinhou-lhe uma lacuna que já não é de agora e que se prende com as saídas aos cruzamento­s. José Sá acabou por se revelar mais regular.

Meio-campo é o sector com mais opções

Não faltam opções no meiocampo, onde Nuno experiment­ou de tudo. João Teixeira foi uma surpresa agradável, demonstran­do qualidades que fazem dele um sério candidato ao onze a jogar numa posição mais ofensiva. Herrera cresceu com a preparação, terminando­oestágioem­bom plano. Rúben Neves também cumpriu, embora sem deslumbrar, tal como André André. Quintero e Josué foram outras tantas desilusões e devem sair. Em destaque acabou Alberto Bueno, revelando-se como uma potencial solução a ter em conta se Nuno optar por jogar com um claro 10 nas costas do ponta de lança.

No ataque, um tridente que já entusiasma

No ataque, André Silva e Otávio formam a dupla que melhor se entende nestas primeiras semanas de trabalho, com o português a assumir-se como goleador (cinco golos marcados, três deles no estágio) e o brasileiro como uma agradável surpresa para jogar a extremo. Brahimi que se cuide, se não sair, porque Otávio vai dar muita luta. Nesta fase está, até, à frente. Se Hernâni faz parte das desilusões e corre o risco de não agarrar esta nova oportunida­de, já Corona aparece, também, num bom momento neste início de época, com um volume de jogo elevado e muita confiança. Em crise dela está Aboubakar, que joga como um corpo estranho ao coletivo, o que sublinha a necessidad­e de se contratar outro avançado. Adrián, por fim, teve alguns minutos depois de ser reintegrad­o, Dizem que não conta, mas na falta de opções para o ataque...

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Enviados especiais a Kamen, Alemanha
Enviados especiais a Kamen, Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal