O Jogo

Borja vale festa na Colômbia

Avançado fez o golo que permitiu ao Atlético Nacional vencer pela segunda vez a competição

- PEDRO RIBEIRO

O sonhodo Independie­n-te del Valle em repetir o sucesso do Leicester City e surpreende­r o mundo acabou. Após o 1-1 da primeira mão, a equipa equatorian­a saiu derrotada por 1-0 na visita a Medellín e o Atlético Nacional conquistou a Taça Libertador­es, equivalent­e à Liga dos Campeões na Europa.

Contratado a 15 de junho deste ano ao Cortuluá, Miguel Borja foi o herói do Atlético. Aos 23 anos e 183 dias, o avançado tornou-se no ter- ceiro colombiano mais novo a marcar na final com um golo logo aos 9’, aproveitan­do a passividad­e da defesa do Independie­nte del Valle.

Graças ao tento de Borja – o quinto em quatro jogos na prova – o Atlético Nacional colocou o fim a uma travessia no deserto que durava desde 1989. Nesse ano conquistou a primeira Libertador­es, mas esse período ficou marcado pela polémica, pois por essa altura o clube era alvo de um forte investimen­to por parte do famoso narcotrafi­cante Pablo Escobar.

Mas nem tudo foi positivo nos festejos dos colombiano­s. O treinador Reinaldo Rueda não garantiu a cem por cento a sua continuida­de, numa altura em que a Imprensa noticia que pode ir treinar a seleção do Paraguai. Por outro lado, na capital Bogotá registaram-se cinco mortos e várias dezenas de feridos em confrontos violentos.

O Atlético Nacional garantiu ainda a presença no Mundial de Clubes, onde já estão o Real Madrid (UEFA), o América (CONCACAF) e o Auckland City (Oceânia). Falta apurar os campeões da África, da Ásia e do Japão, país organizado­r.

 ??  ?? O Atlético Nacional celebrou 27 anos depois nova conquista na Taça Libertador­es
O Atlético Nacional celebrou 27 anos depois nova conquista na Taça Libertador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal