O Jogo

Neymar a capitão para atacar o ouro

Rogério Micale decidiu manter o avançado do Barcelona com a braçadeira por ser um “grande atleta e um grande homem”

- ANA LUÍSA MAGALHÃES PAULO A. TEIXEIRA

Fernando Prass, antigo guarda-redes do Leiria, era um dos atletas que disputavam o cargo com o goleador e a decisão anunciada pelo treinador já mereceu algumas críticas no Brasil

Está decidido. Neymar vai ser o capitão da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos. O avançado do Barcelona era apontado como principal candidato ao posto e levou a melhor sobre Fernando Prass, o experiente guarda-redes que também era uma solução do agrado do técnico Rogério Micale, cuja admiração pelo exjogador do União de Leiria cresceu durante os treinos de preparação na Granja Comary.

Neymar mantém assim as funções que lhe foram confiadas pelo antigo selecionad­or Dunga e, apesar de algumas críticas no Brasil, a escolha foi justificad­a pela liderança do goleador. “Além de ser um grande atleta, Neymar mostrou ser um grande homem. Ele abraçou os meninos que vieram ajudar-nos nesta preparação e demonstrou ser um atleta responsáve­l”, afirmou Rogério Micale, sem esquecer o perfil de Fernando Prass, Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto ou Gabriel Jesus, outros capitães sem braçadeira.

O técnico da formação canarinha sente que os Jogos são uma oportunida­de para devolver o orgulho ao povo brasileiro e não disfarçou a emoção durante a conferênci­a de Imprensa: “Num momento em que se vê tanta gente a sofrer, temos a oportunida­de para fazer o nosso trabalho com entrega total, sem individual­idades e sem olhar só para opróprioum­bigo.Seissoacon­tecer, teremos algo maior que a medalha.”

A jogar em casa, o Brasil procura o primeiro título olímpico e Micale assumiu que a equipa vai procurar evitar os erros do passado. “Os sistemas mudam quando aparece uma equipa de qualidade mundial. Foi assim com Itália, Espanha e a Alemanha. Fizemos uma reflexão e vimos o modelo da Alemanha, que é muito competente. Mas tenho orgulho no nosso futebol e na categoria dos nossos avançados. Têm uma qualidade que o mundo admira”, atirou, numa alusão ao trio formado por Neymar, Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa, conhecido por Gabigol. “Num momento em que se vê gente a sofrer, temos oportunida­de de fazer o nosso trabalho sem olhar para o próprio umbigo”

 ??  ?? Neymar é a grande esperança do Brasil para vencer o torneio de futebol nos Jogos Olímpicos
Neymar é a grande esperança do Brasil para vencer o torneio de futebol nos Jogos Olímpicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal