O Jogo

“Vestir de amarelo era sonho antigo”

Novo líder nunca pensou chegar a Macedo de Cavaleiros com tanta vantagem. Agora quer ver até onde a consegue segurar

-

Saltou para a fuga porque isolar alguém era a estratégia da equipa. Quando viu que os adversário­s não colaborava­m, decidiu encabeçar a perseguiçã­o ao duo da frente para chegar como líder. Agora, é ver até onde dá

Rui Vinhas, rodeado de microfones quando terminou a etapa, em Macedo de Cavaleiros, mal conseguia falar. Ao esforço feito nos últimos quilómetro­s, para manter o máximo de vantagem para o pelotão, juntava-se a emoção de um sonho antigo concretiza­do. O trepador de Sobradoéo novo líder da Volta. “Nunca pensei chegar a este ponto, vestir a camisola amarela na Volta a Por tu gal. Éo concretiz arde um sonho. Éuma emoçãoin explicável ”, foi dizendo.

O ciclista da W52-FC Porto, de 29 anos, explicou que quando entrou na fuga, a meio da etapa, “pouca gente colaborava”. “Começaram a colaborar mais na parte final. Eu tinha interesse que o nosso grupo chegasse aos dois homens que iam à frente da fuga, para poder disputar a etapa”, frisou. Vinhas admite que “nunca” pensou“que a fuga tivesse tanta vantagem ”.“Depois, começou a interessar e, por isso, comecei a assumir mais a responsabi­lidade sozinho”, contou, explicando o forcing final.

A recompensa chegou com a camisola amarela, segura por 3m19s para Mestre ou 3m31s para Jóni Brandão. “Acho que é muito bom vestir a amarela. Não esperava sair daqui com tanto tempo de vantagem, mas não vai ser fácil aguentála”, admite o portista, com um sonho: “Gostava de fazer história, mas não vai ser fácil.”

Por outro lado, o pequeno trepador garante que nada mudará na equipa .“O líder continua a ser o Gustavo Veloso ”, garantiu. Da parte do galego, a resposta serviu para o animar. “Queríamos meter alguém na fuga. Ainda bem que foi o Rui, que passou o ano a trabalhar para toda a gente. Agora, tem a camisola amarela, vamos ver até onde consegue levá-la. Vai ser um líder respeitado. E, se não falhar, não o vou atacar”, assegurou Veloso.

“Gostava de fazer história com a camisola amarela, mas não vai ser fácil aguentá-la”

Rui Vinhas

W52 FC Porto

 ??  ?? Rui Vinhas entrou na fuga a meio da etapa
Rui Vinhas entrou na fuga a meio da etapa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal