O Jogo

Tiago Machado contra todos

Mais de 150 quilómetro­s de fuga para o famalicens­e, o mais combativo da quinta etapa da Vuelta

- JOÃO SANTOS

Chegada a Lugo dominada por queda de coletiva e pelo sprint do belga Gianni Meersman (Etixx), na sua segunda vitória em quatro dias. Colombiano Darwin Atapuma (BMC) segue líder

As clássicas arrancadas de Tiago Machado, que durante anos puseram o pelotão português em alerta máximo, voltaram a vislumbrar-sena quinta etapa da Volta a Espanha, com um ataque que durou 155 quilómetro­s, a quase totalidade da viagem de 171 quilómetro­s entre Viveiro e Lugo, na Galiza. O famalicens­e da Katusha abalou praticamen­te desde a largada e colocou todo o pelotão em sentido a caminho de Lugo: “Tenho de agradecer à equipa que muito trabalhou para anular a fuga do Tiago Machado”, reconheceu no final o vencedor do dia, o belga Gianni Meersman. Antes do sprint, Machado deu um show de mais de três horas diante do pelotão, inicialmen­te na companhia do francês Julien Morice (Direct Energie) e, na segunda metade da etapa, a solo. “O José [Azevedo] disse-me para ir para a fuga e esperava ter a companhia de mais al- guém. Começou a chover e, sinceramen­te, não gosto muito de estar no pelotão quando chove. Quando somos dois, não podemos descansar na fuga porque é uma guerra contra um pelotão inteiro. Não foi fácil. Fui sozinho porque o francês não estava com grandes pernas e o ritmo não era certo. Foi melhor assim. Depois da montanha – venceu as três contagens do dia – embalei novamente até o pelotão me apanhar. Não fui ao limite porque a Vuelta é longa e ainda restam muitos dias”, reconheceu Machado, 60.º classifica­do da etapa e eleito o mais combativo.

O sprint esperado em Lugo consagrou novamente o belga Gianni Meersman – “Não terei problemas no defeso, o meu manager deve estar bem ocupado a escolher-me uma equipa”, gracejou o vencedor do dia. A chegada foi enegrecida por uma queda grave que afastou o holandês Steven Kruijwuik (Lotto NL), que embateu contra um separador de estrada não assinalado. “Safei-me porque saltei por cima da perna de um ciclista”, confessou Alberto Contador, feliz, tal como o camisola vermelha Darwin Atapuma (BMC) por escapar das quedas no dia em que um português colocou o pelotão em sentido. A sexta etapa liga Monforte de Lemos a Luintra/Ribera Sacra em 162 km.

“Não podemos descansar na fuga porque é uma guerra contra um pelotão inteiro” Tiago Machado Katusha

 ??  ?? Gianni Meersman (Etixx) venceu quinta etapa ao sprint
Gianni Meersman (Etixx) venceu quinta etapa ao sprint

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal