O Jogo

Vencer Israel para garantir o Europeu

Portugal encara a dupla jornada de apuramento para o Europeu de 2017, na Polónia, com muito otimismo, ou não viesse de seis vitórias em seis jogos

- IRENEU RIBEIRO

Rui Jorge está feliz por ver vários jogadores na Seleção principal, lembrando ser essa a sua missão. Desta vez promoveu a chamada de seis atletas a este escalão, ainda que um duo tenha estado no Rio’2016

O selecionad­or nacional sub-21, Rui Jorge, divulgou a lista de convocados para os encontros do Grupo 4 de qualificaç­ão para o campeonato da Europa – que se disputa na Polónia em 2017 – diante de Israel (no dia 2 de setembro, às 17h15, em Paços de Ferreira) e da Grécia (6 de outubro, às 17h15, em Barcelos). Entre os eleitos encontram-se seis novidades: os laterais Fernando Fonseca e Paulo Henrique, convocados por Rui Jorge para os Jogos Olímpicos Rio’2016, estreiam-se em chamadas aos sub-21, assim como André Horta, Francisco Geraldes, João Carvalho e Simão Azevedo, que trabalharã­o pela primeira vez neste escalão. Apenas Pité não está nos eleitos: “O Pité esteve no Rio, não está aqui, mas pode voltar. Falei com o treinador dele, o Petit, e entendemos que seria mais interessan­te ele ficar no seu clube [o Tondela] e ganhar uma dimensão que, nesta altura, ainda não tem.”

Portugal está a um pequeno passo do apuramento para o Europeu, bastando-lhe vencer o primeiro embate, frente a Israel, adversário que, aliás, já foi goleado em casa, por 3-0. “Temos seis jogos e seis vitórias. Israel é a equipa que mais próxima está de nós na tabela, pelo que, em caso de triunfo, estaremos automatica­mente apurados. É importante e interessan­te consegui-lo já e dar sequência às vitórias que temos tido.”

Questionad­o sobre ter perdido algumas peças importante­s para a Seleção principal, como por exemplo o avançado portista André Silva, Rui Jorge lembrou que o grande objetivo dos sub-21 é “fornecer jogadoresc­omqualidad­eaosAA”.“Temos quatro atletas que estão na Seleção principal e que poderiam estar aqui. Mas isso também nos permite trazer para a ribalta novos protagonis­tas”, lembrando, a propósito, que nos eleitos “há nove jogadores que poderão disputar o apuramento para... 2019.” Rui Jorge enfatizou ainda o trabalho que os clubes estão a realizar ao nível da formação.

Rui Jorge “Existe muita qualidade dos nossos jogadores, trabalha-se muito bem na formação em Portugal. As equipas B foram uma ajuda tremenda e nós limitamo-nos a escolher, treinar e dar a exigência que este espaço merece e necessita para que as coisas funcionem. E está a correr bem em termos de resultados; interessa-me muito olhar para os 23 do míster Fernando Santos e ver que há 12/13/14 jogadores que passaram pelas duas últimas fornadas de sub-21.”

“É importante conseguir já o apuramento e dar sequência às nossas vitórias” “Há 12/13/14 jogadores nos AA que passaram pelas duas últimas fornadas dos sub-21”

Selecionad­or dos sub-21

 ??  ?? Rui Jorge manteve muitos dos jogadores usados nos Jogos Olímpicos
Rui Jorge manteve muitos dos jogadores usados nos Jogos Olímpicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal