O Jogo

“Preparados e motivados, é o jogo ideal para nós”

Confiança Capitaliza­r o moral conseguido em Roma com a vitória no clássico. O treinador portista garantiu que a abordagem ao jogo de Alvalade é a de sempre: para ganhar

- CARLOS GOUVEIA NUNO ESPÍRITO SANTO

Nem uma palavra sobre a estratégia, apenas a garantia de um FC Porto igual a si próprio, mas em constante cresciment­o, no final de um mês “muito exigente”. Histórico pessoal com Jesus desvaloriz­ado

Foi curta a conferênci­a de Imprensa de Nuno Espírito Santo antes do primeiro clássico do ano. Ainda assim, o treinador portista abordou os principais temas garantindo o desejo de vencer em Alvalade, com ou sem Slimani no Sporting. Mas com Óliver nos eleitos.

Este é o primeiro clássico do ano. Em Alvalade, qual será a abordagem do FC Porto?

—A abordagem será a mesma de sempre, que é a única que temos e é jogar para ganhar. É um clássico, um dos grandes jogos do futebol português. O Sporting vai receber o FC Porto e isso é sinónimo de grande jogo.

O moral que o FC Porto ganhou em Roma e com a passagem à Liga dos Campeões pode fazer diferença no último jogo de um mês muito complicado?

—Desde o início da temporada que já sabíamos da exigência do calendário. Temos a consciênci­a e a segurança de que o plantel está preparado e é competente. Jogar playoff da Champions e um clássico em agosto é sinal de grande exigência e nós estamos preparados para isso.

Que comentário lhe merece a ausência de João Mário? Conta que Slimani jogue?

—Em relação a possíveis ausências do Sporting, não sei. Sei que o João Mário não vai jogar, mas não sei muito mais. Agora, conhecemos profundame­nte o Sporting e a sua equipa. Já foi motivo de análise e de preparação. É sempre assim que abordamos os adversário­s, sejam eles quem forem, no nosso campeonato ou numa competição europeia. Tentamos potenciar as nossas potenciali­dades e condiciona­r a equipa contrária.

Voltando um pouco atrás, o jogo em Roma foi o clique necessário para elevar os níveis de confiança da equipa?

—A equipa está num processo contínuo de cresciment­o. Um processo que vem sendo evidente a cada jogo. Depois do Roma, este é mais um desafio que temos pela frente. Sabemos que é um grande desafio perante um grande rival, mas a equipa gosta destes jogos, sente-se preparada e motivada para este tipo de jogos. É o jogo ideal para nós.

Ainda que noutro contexto, contra Jorge Jesus tem um histórico desfavoráv­el de seis derrotas em seis jogos. Agora que está no FC Porto estão reunidas as condições para contrariar esses números?

—Amanhã [hoje] jogam Sporting e FC Porto. Grande jogo.

“A abordagem será a mesma de sempre: jogar para ganhar” “Sabemos que é um grande desafio perante um grande rival, mas a equipa gosta destes jogos”

Nuno Espírito Santo

Treinador do FC Porto

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal