O Jogo

UMA VITAMINA CHA MADA ROMA

À maior rotina do Sporting responde o FC Porto com um “forte sentido coletivo” e deveras moralizado pela Champions – assim antevê o líder da II Liga o clássico

- HÉLIO NASCIMENTO

O plantel do Portimonen­se vaticina um clássico equilibrad­o e de prognóstic­o difícil para os líderes da I Liga. O técnico Vítor Oliveira lembra que o jogo europeu a meio da semana foi o melhor dos tónicos

Vítor Oliveira, o “homem das subidas”, e o ex-leão Pedro Silva, seu adjunto no Portimonen­se, consideram que a vitória do FC Porto em Roma, que valeu a entrada na fase de grupos da Champions, é suscetível de equilibrar ainda mais um clássico já de si… equilibrad­o. Ambos apontam o fator casa como dado indicativo de ligeiro favoritism­o para o Sporting, mas, na hora do prognóstic­o, Vítor Oliveira fica-se pelo empate, enquanto Pedro Silva, atendendo ao seu passado como futebolist­a em Portugal, não esconde que está a torcer pelos verdes e brancos.

“Estamos no princípio do campeonato e todas as equipas ainda procuram melhorar as suas combinaçõe­s e o seu jogo. O Sporting tem mais rotina e atua em casa, mas a fantástica vitória do FC Porto sobre o Roma trouxe motivação eà partida até anula o favoritism­o que podia ser dado ao Sporting”, analisa Vítor Oliveira. Num desafio onde o instinto matador do leão Slimani pode desequilib­rar, o técnico destaca também o “forte sentido coletivo” dos dragões, num grupo que carece, contudo, “de mais dois ou três elementos de classe acima da média ”.

De líder (da II Liga) para líderes, Vítor Oliveira não desdenha ver o Portimonen­se a lutar com os “grandes”, mas adverte que nesta altura da época apenas as equipas mais apetrechad­as do escalão secundário poderão lutar de igual para igual… com as do último terço da I Liga :“Mais do que isso,é pedir em demasia. O meu Portimonen­se, por exemplo, está a crescer e tem muito a evoluir. Mas a diferença entre as duas realidades ainda é pronunciad­a.”

Sobre o clássico, para lá do equilíbrio e dificuldad­es em arriscar um vencedor, Pedro Silva, antigo jogador dos leões, advoga um “FC Porto com atletas e treinador novos, mas agora mais moralizado e con- fiante após o triunfo em Roma”. No entanto, torce pelo Sporting: “O clube marcoume, gostei de o representa­r e ainda hoje lá tenho amigos. Acompanhei, por exemplo, a evolução de Adrien, que teve um cresciment­o enorme nas últimas épocas.” Depois, confrontad­o com esta costela leonina num clube onde o “patrão” Theodoro Fonseca é muito próximo dos dragões, o adjunto solta duas gargalhada­se comenta :“Acima de tudo, eleé empresário e tem a sua vida. Só temos de respeitar. Mas eu a choque agora o clube doTheoéo Portimonen­se, talco motambéméo­m eu .”

Entre os jogadores do plantel do emblema al- O médio Ewerton foi o grande responsáve­l (dois golos) pela vitória do Portimonen­se sobre o Sporting (2-0), na época passada, na Taça da Liga. “Lembro-me bem desse jogo e de todos os outros. Penso sempre em jogos destes”, diz o 10 dos algarvios, esperançad­o numa presença rápida da sua equipa entre os grandes do nosso futebol. “Acho que podemos jogar de igual para igual com muitos conjuntos da I Liga”, prossegue, catalogand­o de muito difícil arriscar um prognóstic­o para o clássico. “São grandes rivais e vai haver equilíbrio”, sustenta, rendendo-se depois à “categoria ímpar” de Bryan Ruiz no trato da bola.

Ewerton abateu o leão Os carrascos lembram-se sempre “destes jogos”

“A fantástica vitória do FC Porto sobre o Roma até anula o favoritism­o do Sporting”

Vítor Oliveira

Treinador do Portimonen­se

“Adrien teve um cresciment­o enorme nas últimas épocas”

Pedro Silva

Treinador adjunto do Portimonen­se

garvio, o sportingui­sta Slimani é visto como mais talhado para resolver o clássico, mas André Silva, Otávio, Corona e Bryan Ruiz também podem assumir papel de heróis. As previsões não desfazem o equilíbrio, mas Fidelis Irhene e Lumor, que há duas épocas foram campeões nacionais de juniores pelo FC Porto e ainda alinharam na equipa B, não escondem a inclinação. E puxam por André Silva, um companheir­o recente. “O FC Porto vai ganhar e o André vai ser a figura. Tem imenso talento e já o vejo a ser cobiçado pelos grandes da Europa. É o futuro avançado da Seleção portuguesa”, vaticina o nigeriano Irhene, que ainda pertence aos quadros dos dragões. O ganês Lumor corrobora a opinião e o vaticínio, elogia igualmente Rúben Neves e sobre André Silva considera- o “um jogador de top que vai dar muito que falar”.

Do outro lado da barricada, a formação sportingui­sta tem em Wilson Manafá um elemento saído desses escalões. Segundo o extremo, “o jogo será complicado para as duas equipas”, crendo num “bom espetá cu lo ”. Adepto do futebole das capacidade­s de Ad ri en e William, com quem chegou a partilhar o balneário, Manafá tem em Rúben Semedo e Gelson dois amigos especiais e confia que ambos podem ajudar à vitória.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Lumor e Irhene puxam pelo portista André Silva, “o futuro avançado da Seleção”, enquanto Wilson Manafá acredita em Gelson e Rúben Semedo para levarem os leões à vitória
Lumor e Irhene puxam pelo portista André Silva, “o futuro avançado da Seleção”, enquanto Wilson Manafá acredita em Gelson e Rúben Semedo para levarem os leões à vitória
 ??  ?? PEDRO SILVA VESTIU A CAMISOLA DO SPORTING DE 2007 A 2010 E DIZ QUE ESSE TEMPO NO CLUBE O “MARCOU
MUITO”
PEDRO SILVA VESTIU A CAMISOLA DO SPORTING DE 2007 A 2010 E DIZ QUE ESSE TEMPO NO CLUBE O “MARCOU MUITO”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal