O Jogo

Ir a Roma e pôr o circo a arder!!!

- João Ricardo Pateiro

1Gostei muito da exibição do FC Porto em Roma, não esperava um Porto tão seguro, tão fiável e tão autoritári­o! Podem alguns argumentar que a equipa portuguesa só foi melhor porque voltou a jogar contra dez, e até contra nove.

E eu respondo que não é verdade.

O Porto foi sempre superior, mesmo quando jogou onze contra onze.

Houve muito mérito de Nuno Espírito Santo na estratégia montada.

E foi este plano, traçado pelo novo técnico azul e branco, que enervou os jogadores do Roma e que os fez perder a cabeça.

Com a equipa italiana reduzida a nove jogadores, a formação portuguesa soube esperar pelo momento certo para dar xeque-mate no jogo e na eliminatór­ia.

Talvez tivesse sido mais espectacul­ar se Nuno Espírito Santo tivesse optado por ir para cima do Roma, mas o técnico portista não quis correr riscos, preferiu jogar pelo seguro... E penso que fez bem.

A exibição do Porto foi séria e personaliz­ada. Foi a cara do treinador. Já aqui o escrevi, antes de a época começar. O FCP acertou na escolha deste treinador. É esta a minha convicção. Toda a equipa esteve bem, mas tenho de destacar a exibição do central, Felipe. Abriu o caminho para a vitória e foi um “monstro” a defender.

Com a chegada de Óliver Torres, Diogo Jota e mais um central... Cuidado com este Porto!

2A minha música da semana vai para toda a equipa do FC Porto, e visa premiar a grande exibição e o excelente resultado alcançado em Roma.

Uma adaptação do tema de Toto Cotugno “L’Italiano vero”. Fica assim: “Xau Xau à Roma... E o Porto na Champions... Xau Xau Itália... E o Porto na Champions... Xau Xau à Roma... É o Porto na Champions...”

3Depois do marco histórico que foi para o futebol português a conquista do campeonato da Europa, aí estão, novamente, os três clubes mais representa­tivos do nosso país a dar cartas!

Ter Benfica, Sporting e Porto na Liga dos Campeões é um feito que merece um sublinhado com um traço muito grosso.

É o futebol lusitano a mostrar-se na principal montra europeia.

Quanto ao sorteio, que decorreu na passada quintafeir­a no Mónaco, penso que foi muito bom para o Porto, razoável para o Benfica e mau para o Sporting.

Os dragões têm obrigação de chegar aos oitavos de final, as águias também podem lá chegar, mas devem ter muitas cautelas, pois o grupo pareceme muito traiçoeiro, e os leões terão pela frente uma missão quase impossível.

O mais certo é o Sporting ficar no terceiro lugar e cair para a Liga Europa, mas também vou já dizer uma coisa, se porventura a equipa de Jorge Jesus conseguir chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões, estaremos perante mais um feito histórico do futebol português.

Recordo que no grupo do Sporting estão “só” o Real Madrid e o Borússia Dortmund!

Cristiano Ronaldo vai regressar à sua maternidad­e futebolíst­ica!!!

PS - A propósito de CR7, podem ir reservando a 4.ª Bola de Ouro para o craque português!.. Vai chegar lá para o início de 2017.

Cristiano Ronaldo vai transforma­r-se numa lenda! E nós vamos poder dizer às gerações futuras que vimos jogar o “Homem Máquina”!!!

Esta semana, foi eleito o melhor jogador a actuar na Europa.

Mas alguém tinha dúvidas?!?!

4Joga-se hoje, em Alvalade, o primeiro clássico da temporada.

FC Porto e Sporting vão medir forças à terceira jornada do campeonato. O que é que eu espero? Um jogo muito equilibrad­o. Há umas semanas, diria que o Sporting era favorito, agora tenho dúvidas.

Gostei da exibição da equipa de Jorge Jesus na última jornada, em Paços de Ferreira, mas também gostei da prestação da equipa de Nuno Espírito Santo, primeiro frente ao Estoril, e depois em Roma.

Estou também curioso para ver até que ponto é que a equipa portista não se vai ressentir do esforço despendido no confronto com os italianos.

Por outro lado, o facto de o Sporting jogar em casa confere-lhe alguma dose de favoritism­o, mas esse aspecto muitas vezes dilui-se com o desenrolar do jogo.

Penso que, nesta altura, as equipas se equivalem. Querem um prognóstic­o?!? Aposto num empate. Espero é que seja um grande jogo de futebol... De preferênci­a com golos.

Estarei na bancada de Imprensa a relatar o clássico... Na Rádio de sempre.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal