O Jogo

Bas Dost é um perigo quando sai de casa

GOLOS O gigante profission­alizou-se na Holanda em 2008 e, daí até ser leão, faturou sempre mais na condição de visitante. O V. Guimarães está alertado

- FILIPE ALEXANDRE DIAS RAFAEL TOUCEDO

O mais caro atleta verde e branco de sempre é uma visita destrutiva e apresenta no Minho credencial de cinco golos em cinco jogos no Sporting. Na Liga, marcou na única deslocação que fez até agora

Desde que passou a jogar nos escalões mais elevados e até chegar ao Sporting, Bas Dost foi sempre visita incómoda. Receber o avançado leonino foi um problema crónico nas ligas holandesa e germânica, ou não tivesse o mais caro leão de sempre marcado 119 golos em todas as provas nesse período, com 64 desses tiros certeiros disparados em casa alheia (ver quadro em anexo). A horas de conhecer em Guimarães o primeiro clima escaldante em Portugal, o internacio­nal pelos Países Baixos–quefatur ou nasuaú nica saída de Liga até aqui, em Vila do Conde – vai jogar para manter a tendência que trouxe na bagagem.

Quando deixou o modesto FC Emmen e se transferiu para o Heracles no máximo escalão da Holanda, o dianteiro passou a ser mais letal nos terrenos adversário­s. Em duas épocas provocou a festa do golo por 11 vezes fora de casa, mais três que os tentos domésticos. Estava dado o mote para uma veia que raramente mudaria. Depois, em defesa de Heerenveen e Wolfsburgo, até se tornar leão, só numa temporada(2015/16)BasDost foi mais concretiza­dor como visitado. Antes e depois dedicou-se mais a estragos na casa dos outros. Tendo ingressado no Sporting com esta época em andamento, o atleta que custou dez milhões de euros ainda molhou a sopa uma vez pelo Wolfsburgo em 2016/17... fora de casa, claro.

Prestes a apresentar-se no D. Afonso Henriques com cinco golos noutros tantos jogos à leão, Dost ainda só tem um golo fora de Alvalade. Resta saber se o gigante retoma o hábito.

 ??  ?? Dost cai no goto dos leões e até canta o seu próprio hino, inspirado nos AC/DC
Dost cai no goto dos leões e até canta o seu próprio hino, inspirado nos AC/DC
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal