O Jogo

MITROGLOU RESISTE AOS MILHÕES DA CHINA

Grego garante aos adeptos que fica na Luz: “Continuamo­s a voar juntos” Jonas chega aos 100 como titular

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO VÍTOR RODRIGUES

Com mais golos em igual período de tempo, apenas estão José Águas, Eusébio, Julinho, Artur Jorge e Rogério “Pipi”. Os tiros de Jonas foram diretament­e decisivos em 16 vitórias e um empate do Benfica

Jonas vai cumprir o seu 100. ºjogo pelo Benfica amanhã no Estádio António Coimbra da Mota, frente ao Estoril, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, partida em que Rui Vitória deverá entregara titularida­de ao Suplente nareceção ao Chaves, e lançado apenas na segunda parte, o goleador brasileiro já estará com índices físicos próximos do ideal e, dessa forma, deverá constituir aposta inicial. Jonas chegará assim aos 100 jogos e contas feitas aos seus números, estes são demolidore­s: em 99 jogos com a camisola dos encarnados, o avançado marcou 76 vezes, registo que lhe permite ser já um dos goleadores mais profícuos de sempre no clube da Luz. Esta época, mesmo prejudicad­a pela lesão que o travou após a 3.ª jornada (Nacional), já leva nove golos em 16 partidas. Apesar de estar longe dos 117 golos de José Águas, dos 115 de Eusébio, dos 113 de Julinho e dos 83 de Artur Jorge nos respetivos primeiros cem jogos pelo Benfica, Jonas ainda aspira bater o registo de Rogério Pipi: na mesma moldura de partidas em provas nacionais e internacio­nais, este festejou 77 vezes. Para tal, o brasileiro precisa de somar um bis na casa dos canarinhos onde, refira-se, nunca marcou. Apesar disso, as balizas do Estoril até já balançaram quatro vezes com finalizaçõ­es de Jonas, em duas partidas em que o jogador fez outros tantos golos, mas tendo a Luz como cenário, em 2015/16 e 2014/15. Independen­temente de conseguir ou não fazer melhor que Rogério Pipi, o brasileiro com mais golos pelo Benfica nas primeiras cem partidas – já superou Isaías, autor de 71 tiros vitoriosos na década de 90 do século passado –, em termos globais, tem deixado forte marca na história recente do Benfica, com os seus 76 golos a representa­rem 31,5 por cento dos 241 que as águias apontaram com ele em campo. Os tentos que o brasileiro assinou, aliás, contribuír­am de forma direta para 16 vitórias e um empate da equipa encarnada. Outra particular­idade em torno do atacante é o peso dos seus golos nos resultados benfiquist­as dado que, nas 54 partidas em que faturou,aságuiassó­nãoganhara­m duas vezes: foi no empate 3-3 com o Boavista, esta época, e na derrota 2-1 com o Braga, na Taça de Portugal de 2014/15.

Mesmo com apenas nove golos assinados até ao momento nas várias provas (só não marcou na Liga dos Campeões), o

Pistolas tem vindo a crescer e, tal como O JOGO adiantou esta semana, Luís Filipe Vieira já acelerou com o processo de renovação do atleta. O Beijing Guoan, da liga chinesa, colocou recentemen­te na mesa do presidente uma proposta de cinco milhões de euros pelo jogador, recusada pelos encarnados que, agora, pretendem prolongar por mais um ano o vínculo, que termina em 2018. Já Jonas, pretende mais duas temporadas, até 2020, algo que não será entrave suficiente para impedir um entendimen­to.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal