O Jogo

IMPROVISO TAPA BURACO CENTRAL

Lesões e castigos obrigam Jesus a mudar trio no miolo. Só William resiste, subindo no terreno, com Palhinha a voltar e Bryan Ruiz a deslocar-se

- RAFAEL TOUCEDO

O emagrecime­nto do plantel, na última janela de mercado, afastou quatro das alternativ­as do início da época para as várias posições do centro do terreno: Bruno Paulista, Petrovic, Elias e Meli

A reconfigur­ação do plantel em janeiro, fruto dos maus resultados e da despesa excessiva, reduziu as escolhas a Jorge Jesus e não previa lesões ou castigos, muito menos em simultâneo e para a mesma zona do terreno. Com Adrien de novo lesionado e por mais algum tempo, o técnico perdeu ainda no jogo de domingo, contra o V. Guimarães, Bruno César e Alan Ruiz, que somaram o quinto amarelo da temporada na Liga e vão cumprir castigo em Tondela. Assim, com três dos jogadores mais utilizados pelo técnico de fora da deslocação da próxima jornada, este terá de improvisar com um trio alternativ­o para tapar o buraco no corredor central.

Do miolo que defrontou o V. Guimarães, só William Carvalho resiste e a previsão é que, tal como sucedeu no jogo do Estoril já sem Adrien, volte a subir no terreno para desempenha­r as habituais funções do capitão e dar espaço à entrada de João Palhinha como médio-defensivo. A utilização da citada dupla na Amoreira foi justificad­a por Jorge Jesus com o facto de se tratar de um jogo fora, premissa que se volta a repetir na próxima jornada. Para a posição mais adiantada do corredor central, onde se tem verificado o cresciment­o de Alan Ruiz, JJ já tem mais opções: a que sobressai e é mais habitual, Bryan Ruiz, e ainda Campbell, Podence e Francisco Geraldes (ler peça ao lado), ou Castaignos e Matheus Pereira, de acordo com a vocação ofensiva que o técnico queira dar a equipa.

A influência de Adrien (2289’ em 29 jogos) nos verdes e brancos é inquestion­ável, mas também Bruno César (2161’ em 33 jogos) é um dos homens da confiança de Jorge Jesus, que o tem utilizado como espécie de canivete suíço em várias posições (rendeu Adrien com os minhotos). Já Alan Ruiz (1247’ em 20 jogos), um pedido expresso do técnico que represento­u um investimen­to de 8,5 M€, está fora quando formava uma sociedade goleadora com Bas Dost.

 ??  ?? Alan Ruiz, à esquerda, não poderá fazer a festa do golo em campo se o Sporting faturar em Tondela
Alan Ruiz, à esquerda, não poderá fazer a festa do golo em campo se o Sporting faturar em Tondela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal