O Jogo

AJUSTE DE CONTAS NO BERÇO

MITROGLOU A jogar em casa na Alemanha, onde foi criado, o “Pequeno Turco” quer quebrar enguiço de nunca ter marcado

- Enviados especiais a Dortmund (Alemanha)

Mitroglou nasceu na Grécia, mas tem a Alemanha como casa desde bebé. Saiu de Kavala ainda nos braços dos pais com vários outros familiares e estabelece­u-senape que naNeuk ir chen-Vluyn. Hoje, aos 28 anos, regressa ao país que o abrigou com o objetivo de eliminar o Borússia Dortmund e garantir o Benfica nos “quartos” da Champions. Uma dura missão para o avançado que também tem “traços” da Turquia e que é,ap arde Messi, o melhor marcadorem 2017, com 15 golos.

Com presença assegurada amanhã à noite no onze inicial de Rui Vitória, o grego procura, porém, um ajuste de contas no seu“berço ”. Isto porque nas duas anteriores visitas à Alemanha – pelo Oympiacos, em 2012/13 e pelo Benfica, em 2015/16 – foi sempre derrotado e eliminado, tendo ficado em branco em ambas as ocasiões, apesar de ter sido aposta de início.

Descoberto pelo antigo jogador grego Kostas Melikidis, o principal goleador dos encarnados na época, com 24 golos em 34 jogos, deu os primeiros passos no futebol no TuS PreussenVl­uyne, posteriorm­ente,noSVNeuk ir chen. Em 2001, despertou interesse do MSV Duisburg e, aos 17 anos, ingressou no Borússia

M’gladbach.

Apesar de curta, a passagem por Moenchengl­adbach foi marcante. Chamado de “Pequeno Turco” pelos companheir­os por causa da aparência, marcou 38 golos em 35 jogos logo na primeira época pelos sub-19. Rapidament­e foi promovido aos bês, tendo mantido as boas atuações e sendo alvo de piadas do plantel. “Ele [Mitroglou] era um miúdo engraçado. Não falava nada de inglês e, por isso, a malta metia-se com ele”, recorda-se o avançado norueguês Ibba Laajab, que jogou com o agora camisola 11 das águias nos tempos de Borússia M’gladbach, a O JOGO. “Deu para ver desde o começo que seria um artilheiro. Estou muito feliz pelo desempenho dele e por tudo o que já conquistou. Tornou-se um grande jogador”, completou.

Antes de trocar o Borússia M’gladbach pelo Olympiacos, Mitroglou teve a oportunida­de de representa­r a seleção alemã sub-19. Rejeitou a possibilid­ade e, poucas semanas depois, ajudou a eliminar os germânicos no Europeu sub19, na Áustria, em 2007 – marcou o segundo golo da vitória 3-2 da Grécia nas “meias”.

O avançado atuou depois por Panionios, Atromitos e Fulham antes de rumar à Luz em 2015, mas a ligação com a Alemanha continua forte. Os pais, o irmão e vários membros da família ainda vivem em Neukirchen-Vluyn. Muitos deles, aliás, marcarão presença amanhã no Signal Iduna Park.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal