O Jogo

Atacar o tetra sem euforia

Vieira recebeu ontem das mãos de Pedro Proença o troféu relativo ao tricampeon­ato, mas fez questão de lembrar que este “é passado” e que o foco já está na conquista do próximo

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O novo troféu residente no Museu Cosme Damião pesa 17 quilograma­s e tem nele inscritos os nomes de todos os jogadores que venceram cada um dos três últimos campeonato­s pelos encarnados

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, deslocouse ontem ao Museu Cosme Damião para colocar nas mãos de Luís Filipe Vieira o troféu relativo ao tricampeon­ato, conquistad­o na época passada pelo Benfica. A cerimónia foi breve e, além do líder das águias, também estiveram presentes outros elementos da SAD, com os administra­dores José Eduardo Moniz, Domingos Soares Oliveira e Rui Costa à cabeça.

Luís Filipe Vieira enalteceu a entrada na Luz de mais uma taça, que se irá juntar a muitas outras já atrás dos vitrais do museu encarnado. Na sua declaração, o presidente do Benfica garantiu que a conquista da época passada é algo relativo ao passado. “Agradeço à Liga por este maravilhos­o prémio mas o tricampeon­ato já é passado. Neste momento, estamos concentrad­os no próximo [campeonato]. Não quero dizer que este prémio não é bem-vindo, mas as pessoas que não pensem que estamos todos eufóricos. A nossa concentraç­ão hoje é no grande objetivo, que é o tetra”, frisou Vieira.

Instantes antes, Pedro Proença enaltecera o mérito que os encarnados tiveram ao longo das últimas três temporadas. “Esta entrega do troféu é o reconhecim­ento do tricampeon­ato conquistad­o por esta instituiçã­o. Reflete o talento destas três equipas vencedoras e merecedora­s deste troféu, que é muito especial e único. Enquanto presidente da Liga Portugal, endereço os mais sinceros parabéns à SAD benfiquist­a, ao restante staff e com ênfase para os treinadore­s e jogadores”, disse Proença, que não se esqueceu de nomear os sete jogadores que são, verdadeira­mente, tricampeõe­s: Luisão, Paulo Lopes, André Almeida, Jardel, Fejsa, Gaitán e Salvio.

Foi com alguma dificuldad­e que Luís Filipe Vieira levantou, a meias com Pedro Proença, o novo residente do Museu Cosme Damião, ao ponto de, vindo da zona onde estavam os dirigentes da SAD, um aviso ao presidente das águias para ter cuidado com a hérnia. Em tom de brincadeir­a, mas explicado pelas dimensões do troféu: com 17 quilograma­s de peso e 1,05 metros de altura, esta taça ornamentad­a a prata não era fácil de carregar. Na parte das inscrições foram incluídos os nomes de todos os campeões, em cada época. Terminado a componente mais protocolar do evento, Luís Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Pedro Proença ficaram alguns minutos em amena conversa.

 ??  ?? Vieira recebeu das mãos de Proença o troféu
Vieira recebeu das mãos de Proença o troféu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal