O Jogo

RONALDO PROCURA ACERTAR AS CONTAS

GOLOS O CR7 leva o pior registo goleador na Champions desde que chegou ao Real Madrid, que hoje defende uma vantagem de 3-1 em Nápoles

- CARLOS ALBERTO FERNANDES

A eficácia finalizado­ra de Cristiano Ronaldo na presente edição da Champions está muito abaixo do seu registo habitual. Apenas dois golos (ao Sporting e ao Dortmund) podem significar o seu pecúlio mais baixo na prova desde que chegou ao Real Madrid que hoje, em Nápoles, defende uma vantagemde 3-1 conquistad­a no Santiago Bernabéu. Na primeira época pelos merengues, em 2009/10, apontou sete tentos na competição, mas em apenas seis encontros. A seguir, em 2010/11, averbou seis tentos em 12 desafios. Ainda é possível superar aquelas marcas, mas para isso será obrigatóri­o garantir o apuramento para os “quartos”, de preferênci­a com golos. CR7 precisa de cinco não apenas para evitar o registo menos positivo, mas também para atingir os 100 remates certeiros na competição. Recorde-se que o contributo de Ronaldo na conquista dos dois últimos títulos europeus foi de enorme, com 17 golos em 2013/14 e 16 em 2015/16.

No San Paolo, Zinedine Zidane luta para ficar na corrida pelo feito inédito de vencer a Liga dos Campeões em épocas seguidas. E foi perante um conjunto italiano, a Juventus, que o Real Madrid foi derrubado pela última vez, nas meiasfinai­s de 2014/15. No histórico com o Nápoles existe apenas um embate, em 1987/88, da Taça dos Campeões, com vantagem merengue (2-0 e 1-1). Contra os napolitano­s está a tradição de raramente conseguir dar a volta em casa a resul- tados desfavoráv­eis de dois golos. A última vez que tal aconteceu foi em 1988/89, curiosamen­te frente à Juventus, na Taça UEFA.

Para este duelo, as duas equipas apresentam-se quase na máxima força. Varaneéaún­ic abaixa no Real, enquanto Sarri está igualmente privado de um defesa, Tonelli. Os azzurri vêm de um triunfo importante em Roma, com bis de Mertens, mas foram surpreendi­dos na última partida em casa (pela Atalanta). Porém, nas eurotaças, apenas sofreram uma derrota (ante o Besiktas) nos últimos 20 encontros no San Paolo. A última vitória caseira ocorreu frente ao Benfica – um 4-2 que seria insuficien­te esta noite.

 ??  ?? Cristiano Ronaldo ainda só fez dois golos nesta Liga dos Campeões
Cristiano Ronaldo ainda só fez dois golos nesta Liga dos Campeões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal