O Jogo

Números aprovam mudança de sistema

Jorge Simão apostou pela primeira vez no 4x3x3 e, para além da vitória, viu a equipa melhorar em todos os aspectos mais relevantes do jogo

- PEDRO MARQUES COSTA

Jorge Simão reconheceu que o plantel “foi construído” para jogar com dois avançados, mas vai manter, em Chaves, a estrutura que possibilit­ou o regresso às vitórias. O JOGO explica-lhe porquê

Para além do aspecto mais evidente e relevante do jogo com o Arouca – a vitória do Braga –, a equipa de Jorge Simão realizou uma das exibições mais consistent­es da época. Os dados estatístic­os apresentad­os no quadro aqui ao lado mostram que os arsenalist­as melhoraram todos os aspectos mais relevantes do jogo na comparação com as primeiras nove partidas de JorgeSimão­nocampeona­to,mas, também,comas13doa­ntecessor José Peseiro.

As melhorias foram significat­ivas e encontram explicação na mudança tática operada naequipa.Depoisdaex­periência durante a última meia hora do jogo com o V. Setúbal (1-1), Jorge Simão montou, pela primeira vez, frente ao Arouca, um onze inicial em 4x3x3, com Vukcevic a juntar-se a Assis e Battaglia no meio-campo (Stojiljkov­ic foi o sacrificad­o, tendo partilhado o banco com Hassan). Em face do resultado obtido, esta opção será para manter em Chaves, no próximo sábado, isto se nada de anormal acontecer durante o resto da semana a um dos três médios. “Este plantel foi construído para jogar com dois avançados e, com o Arouca, coloquei em campo os três médios disponívei­s”, confidenci­ou Jorge Simão, no final da partida. A verdade é que este sistema já estava a ser trabalhado há algumas semanas – juntamente com o 4x4x2 – e é também aquele com que Jorge Simãoestám­aisfamilia­rizado, umavezquef­oiassimque­chegou ao sucesso com o Paços de Ferreira e o Chaves.

Frente ao Arouca, a equipa esteve próxima dos máximos absolutos da época em quatro itens importante­s do jogo: possedebol­a(66%),eficáciade passe (83%), duelos ganhos (77) e ainda nas vezes que entrou com a bola na área adversária (36). Também foi o quarto melhor registo de remates enquadrado­s na baliza (5) e o quinto em ocasiões de golo criadas (10).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal